Os protocolos foram assinados entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Centro Desportivo e Cultural (CDC) de Navais, Associação Desportiva e Cultural (ADC) de Balasar, Agrupamento de Escolas Cego do Maio e Associação Leões da Lapa FC.

Através destes acordos, o município compromete-se a atribuir ao CDC de Navais um subsídio para apoio à atividade desportiva que a associação pretende desenvolver ao longo do ano de 2014. Este Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo prevê a atribuição de um subsídio de 15 mil euros.

Já para a ADC de Balasar, o valor a atribuir é de 25 mil euros, ao longo de 2014, no sentido de apoiar a atividade do ano, que proporcionará a prática de desporto aos 200 jovens de 6 equipas de futebol do Campeonato Interfreguesias e uma outra no Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto.

A Câmara Municipal assinou ainda o protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas Cego do Maio para a cedência ao município das instalações interiores e exteriores do Agrupamento de escolas com vista a permitir a sua utilização por parte das associações desportivas do concelho. Como contrapartida, o município pagará as devidas taxas, que poderão ser substituídas por obras de melhoramentos nas instalações escolares ou fornecimento de equipamentos.

Com os Leões da Lapa FC, o protocolo determina que a associação passa a gerir em parceria com o município, e seu pelouro do Desporto, o funcionamento da Sala de Desporto da Escola EB1 do Século, disponibilizando desta forma à comunidade o uso do equipamento, fora do horário escolar. Em contrapartida, a Associação receberá um subsídio mensal equivalente a uma taxa definida para cada hora de utilização daquele espaço.

No final da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal salientou que a “ADC Balasar é a única coletividade das freguesias que tem equipas de futebol federadas, pelo que a autarquia continua a manter este apoio. O CDC Navais desenvolve uma atividade mais ligada ao ciclismo, tendo a seu cargo o fomento das escolas de BTT, entre outras iniciativas ligadas à bicicleta. Este ano, assumirá especial relevância a sua intervenção tendo em conta que o CDC Navais estará envolvido no projeto olímpico com dois campeões nacionais poveiros: Joana Barbosa, campeã nacional, e Jorge Salgado, vice-campeão nacional. Os atletas irão tentar obter classificação para os Jogos Olímpicos na modalidade de BTT”.

Os protocolos com o Agrupamento de Escolas Cego do Maio e Leões da Lapa FC relacionam-se com a necessidade de disponibilizar áreas desportivas à comunidade, já que, explicou Aires Pereira, “não temos instalações municipais suficientes para que todos os jovens e outros elementos das associações possam praticar desporto, portanto, utilizamos no horário pós-escolar as instalações escolares”.