O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim organizou, ontem à tarde, uma concorrida recriação histórica na Cividade de Terroso, uma iniciativa do município e que contou com a colaboração dos escuteiros da freguesia e dos seus familiares.
Através de várias cenas e quadros ao vivo com mais de cem figurantes trajados à época foi recriado o modo de viver dos habitantes daquele lugar há dois mil anos, quando os castrejos ocupavam Terroso: os ofícios da época, os aromas da comida, a tecelagem, a olaria, o divertimento das crianças, mas também a guerra, com verdadeiros combates a serem mostrados. A chegada dos romanos à Cividade de Terroso, no ano 138 a.C., e as mudanças daí provenientes também foram recriadas na tarde de ontem. Com a violenta invasão do povo romano deu-se a fusão de duas culturas (romanos e castrejos), dando origem a uma nova forma de viver na Cividade de Terroso.
O público aderiu à iniciativa, apesar da ameaça da chuva, e a tarde foi de diversão, quer para os espetadores, quer para os participantes. O balanço desta viagem ao passado é, então, muito positivo, uma autêntica lição de história ao vivo.
Veja a fotogaleria.