O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, mostrou-se bastante impressionado com esta instituição que, nas suas palavras, “é o tipo de exemplo que importa ver multiplicado por todo o país, não só pelo apoio que presta a crianças em risco como pelo facto de representar um excelente caso de colaboração entre a sociedade civil e a instituição gestora do projecto.” De facto, como fez questão de revelar Luísa Tavares Moreira, presidente do Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha, instituição impulsionadora do projecto, “ O Regaço vive muito da colaboração da sociedade civil. A alimentação que fornecemos às crianças é, em grande parte, suportada pela colaboração benévola de talhos, peixarias e agricultores das proximidades, o que significa que quase não temos de despender dinheiro com a compra deste tipo de produtos.”

regaço 01

O Presidente da Câmara Municipal, que também acompanhou esta visita, reforçou igualmente este aspecto, referindo que este “é um bom exemplo do que poderá fazer uma sociedade civil atenta ao que se passa e preocupada com o futuro; uma sociedade civil que não se limita a reclamar e a reivindicar, mas que assume a sua quota-parte de responsabilidade num problema que é, afinal, de todos nós.” Lembrando as faixas etárias da população mais em risco, José Macedo Vieira afirmou ainda que “a sociedade altamente competitiva em que vivemos gera um número crescente de excluídos, sobretudo nas fases inicial e terminal da vida. As crianças e os idosos, porque fora do circuito produtivo, são considerados encargos pesados para uma sociedade cada vez mais egoísta e materialista.” Reforçando esta ideia, o Presidente da República revelou um número preocupante: “em Portugal, cerca de seis mil crianças chegam, por ano, a instituições de apoio, vítimas de maus tratos”. Cavaco Silva concluiu referindo que esta é, por si só, uma estatística preocupante, mas que assume ainda maiores dimensões num país em que a taxa de natalidade já é tão baixa.

regaço 02

“O Regaço” foi, assim, uma das instituições escolhidas como exemplo a apresentar ao país pelo Presidente da República nesta segunda jornada do Roteiro para a Inclusão, dedicada às Crianças em Risco e à Violência Doméstica. A primeira jornada desta iniciativa presidencial decorreu no final de Maio e foi dedicada às regiões periféricas, ao envelhecimento e à exclusão.