O principal objetivo desta iniciativa foi discutir e avaliar em que medida a aposta no desenvolvimento turístico em Rates, potencia o desenvolvimento económico da freguesia, gera interesse por parte de investidores externos e promove o aumento de emprego.

Participaram os seguintes oradores:  Ana Borges, Docente do ISAG, Abílio Vilaça, Docente do ISAG, o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva e a Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado.

A Vereadora salientou, por um lado, a importância destas iniciativas na medida em que representam uma alavanca para o desenvolvimento local. Sendo o Turismo um setor em franca ascensão, importa, na opinião da autarca, cimentar as sinergias já existentes entre o município e a freguesia, com vista à implementação de programas que garantam o crescimento da freguesia de Rates no que concerne à oferta turística.

Para o Presidente da Junta de Freguesia, São Pedro de Rates tem, com toda a certeza, matéria-prima para, assente num conjunto de medidas que tornem todos os recursos em produtos turísticos, nomeadamente: os Caminhos de Santiago em Turismo Religioso, a Igreja Românica e o Centro Histórico em Turismo Cultural, O Ecomuseu em Turismo Rural e a Agroleite em Turismo de Negócio. Tudo para que a freguesia se torne num destino turístico de referência, capaz de levar o nome de São Pedro de Rates além fronteiras.