Póvoa de Varzim, 01.06.2010 - Um curso sobre "Aproveitamento Integral de Alimentos", um ateliê ao ar livre e ainda uma exposição são as propostas que hoje apresentamos no âmbito da Semana do Ambiente 2010, evento organizado pela autarquia que termina no dia 5, Dia Mundial do Ambiente.
Até sexta-feira, dia 4, o “Ateliê do Ambiente” marca presença na Praça do Almada. Entre as 15h00 e as 17h00 todos estamos convidados a participar nas inúmeras actividades ali desenvolvidas que têm como objectivo sensibilizar e motivar para a reutilização de materiais.
No Museu Municipal, a exposição “Aves do Mar da Póvoa”, patente até Julho, reúne quatro dezenas de fotografias que retratam parte da diversidade de aves marinhas que acorrem à nossa costa ao longo do ano. Tem como objectivo dar a conhecer as espécies existentes e as diferenças entre elas, os locais onde podem ser encontradas e as suas características comportamentais. Não se pode negar igualmente o pendor pedagógico desta exposição, que permite um pequeno vislumbre sobre a riquíssima Biodiversidade de Aves Marítimas na Póvoa de Varzim, e que pode ser observada nas nossas praias, no Porto de Pesca, nos pequenos cursos de água e até mesmo no Parque da Cidade.
Para os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, tem lugar nos dias 2 e 4 de Junho, às 10h30 e 14h30, o curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, no nº 114 da Avenida Mousinho de Albuquerque. Para além de motivar para a prevenção da produção de resíduos, esta actividade tem um carácter social, ajudando pessoas com baixos recursos económicos a não desperdiçar alimentos. Do menu consta a confecção de um Pomme de Batata, para entrada, e uma Sopa Aveludada. Para prato principal serão elaborados uma Salada com Flores comestíveis, um Soufflé e uma Tortilha de Pescada. Para finalizar, um Pudim de Pão será a sobremesa. Esta acção enquadra-se na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelos Gabinetes de Acção Social da Póvoa de Varzim e contará também com o apoio da LIPOR.
A Semana do Ambiente 2010 começou no passado domingo, com uma EcoCaminhada entre as praias de Quião e Aguçadoura. Cerca de duas dezenas de pessoas participaram nesta iniciativa, contando com a ajuda do Arqueólogo Municipal José Flores para aprender mais sobre a fauna e a flora dunar. Ontem, 31 de Maio, foi a vez de “Música no Ambiente” encher de sonoridades o Largo Dr. David Alves. Isto porque alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim deram dois concertos ao ar livre, um de manhã e outro à tarde.
Nesta edição da Semana do Ambiente é o Ano Internacional da Biodiversidade que dá a tónica ao programa. Com esta mensagem, da protecção da Biodiversidade, a autarquia reforça ainda a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, lançada com o intuito de esclarecer todos os munícipes sobre a importância de poupar os recursos naturais. Saiba mais no portal municipal.