Após a vitória frente ao Carnide por 62×54, no sábado, e de, no domingo, vencerem por 60×40 o GDEMAM (Grupo Desportivo Escola Maria Alberta Menéres) na Final Four, disputada em Lisboa (Carnide), as  atletas garantiram a subida de divisão.

A excelente atitude e determinação superou a derrota do primeiro jogo frente ao CPN Taverna’s por 62×46.

Assim sendo as seniores femininas do Desportivo da Póvoa alcançam o objectivo pelo qual lutaram durante toda esta época desportiva.

E noutro escalão, o Sub19, as atletas do CDP garantiram a Final Four de Basquetebol.

A disputar o Campeonato Nacional de Basquetebol no escalão de Sub 19 Feminino, a equipa do CDP conquistou a 2ª posição da Zona Norte.

Apesar de no último jogo as poveiras terem sido derrotadas em casa com o SP. Braga por 48-49, conseguiram garantir o apuramento para a Final Four Nacional.

Agora as atletas vão disputar o título de campeão nacional, onde estarão presentes também as equipas de CPN (1ª classificada Zona Norte), SL Benfica e GDESSA.

No domingo, o CDP também obteve resultados muito positivos na modalidade de Judo. Os Judocas do Clube Desportivo da Póvoa participaram na 2ª etapa do Torneio dos Samurais, uma prova que contou com cerca 150 participantes. A secção de Judo participou na prova com 12 praticantes, 6 dos quais com menos de meio ano de prática.

Tendo em conta que a modalidade é recente, os resultados constituem uma realidade entusiasmante: três 1ºs lugares (Rosa Oliveira, Francisco Fernandes e João Cavalcante), um 2º lugar (Camila Ribeiro) e oito 3ºs lugares (Sara Carvalhido, Miriam Marques, Laura Jesus, Tiago Vicente, Gonçalo Martins, Luana Barros, João Almeida e João Melo). 

A secção de Judo do CD Póvoa será o clube responsável pela organização da 3ª etapa deste Torneio já no próximo dia 13 de Junho, no Pavilhão Fernando Linhares de Castro.

Com uma presença brilhante esteve também Adriano Niz no Torneio da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), em piscina de 25 metros, em Recarei, Paredes.

O atleta poveiro venceu todas as provas em que nadou e ainda bateu recordes nacionais Masters A em todas elas (5 recordes nacionais): 50 costas; 100 mariposa; 200 estilos; 200 mariposa; 4×50 estilos.

Estas provas tiveram como finalidade a preparação para as próximas provas em que Adriano Niz vai participar: o Campeonato Nacional, que se realiza em Loulé, de 3 a 5 de julho, e o Campeonato do Mundo, em Kazan, Rússia, de 10 a 16 de agosto.

Os karatecas voltaram a fazer brilhar o nome da Póvoa.

No passado fim de semana, decorreu a Taça Nacional da Liga de Karaté Shotokan, que teve como palco o pavilhão Universitário de Coimbra. O CKA conquistou sete pódios e a UPK arrecadou mais quatro.

A União Poveira de Karaté esteve presente com uma pequena comitiva de cinco atletas de onde se destaca Cátia Teixeira pelo 1º lugar em kumite individual senior e 3º em kata Individual. João Ribeiro foi 3º lugar em kumite individual. Já Diana Pires, Núria Alves e Cátia Teixeira ficaram em 2º lugar em kata equipa seniores.

Pelo Centro de Karaté Aguçadourense, Filipa Costa arrecadou 2 títulos de campeã nacional da LPKS no escalão júnior em kumite e kata. Vitalie Certan em kumite foi Vice-Campeão sénior.

Joana Bastos foi 3º lugar em kumite senior, a mesma posição para Sérgio Silva em kumite cadete e também para Susana Amaro em kumite juvenil.

Em kata equipa o CKA ficou em 3º lugar por Filipa Costa, Joana Bastos e Maria Isabel Santos.

No sábado, Vitalie Certan e Ina Certan estiveram presentes no treino de seleção em Pombal.

No que respeita aos desportos aquáticos, o Clube Naval Povoense (CNP) continua a apresentar bons resultados no polo aquático e natação, entre outras modalidades.

A equipa de cadetes de polo aquático continua invicta na fase final do campeonato regional.

O jogo de sábado foi frente ao Paredes com um resultado de 14-5. A equipa orientada pelos técnicos Ana Silva e Rui Ramos, ambos formados no clube, lideram isoladamente a tabela classificativa a três jornadas do final.

A equipa de natação do CNP esteve presente no XII Torneio Cidade do Entroncamento com cerca de 25 atletas.

Apesar de não ter sido feita nenhuma preparação especial, os atletas poveiros conseguiram alcançar inúmeros recordes pessoais, o que deixou os treinadores João Pereira, Joana Sucena e Miguel Pacheco extremamente satisfeitos e com excelentes expetativas para o resto da época. 

Nos cadetes, destaque para o 1º lugar de Marta Silva a 50 bruços, 1º lugar de Ana Rita Oliveira a 100 estilos e a 50 livres e ainda o 3º lugar de João Bernardo Fernandes a 50 livres. Em absolutos, de realçar o 4º lugar a 100 bruços e o 5º lugar a 50 livres de Miguel Soares e ainda o 7º lugar de Hugo Azurara Vieira a 400 livres, com um tempo bem próximo dos mínimos para os nacionais. 

O Clube Naval Povoense conseguiu o 10º lugar coletivo em cerca de 20 equipas da zona centro e sul do país.

O CNP também movimentou a cidade com a organização da tradicional Regata de Solitários, prova que admite apenas o capitão a bordo. No ultimo sábado, um dia que se apresentou de feição, compareceram apenas três lobos do mar à chamada. Pedro Cunha no Bião II, Fernando Bessa no Mari e Paulo Braga no seu Infinito, que se classificaram respectivamente em 1.º, 2.º e 3.º lugares.

No domingo, às 12h00, largaram para Viana do Castelo as nove embarcações que participaram no IX Troféu Costa Verde, prova que se retomou depois de alguns anos de inatividade.

O dia apresentou-se perfeito para o percurso Póvoa- Viana com o sol a brilhar e o vento a soprar nos 10 nós. Os mais rápidos chegaram a Viana do Castelo cerca de 4 horas depois. O Vencedor foi Cleópatra de Ângela Ribeiro. Em segundo lugar ficou Bião II de Pedro Cunha e em terceiro Maximus de Jorge Leite da Cunha.

Em Atletismo, os jovens do Atlético da Póvoa foram a Matosinhos participar no Meeting de Atletismo Jovem, organizado pelo Clube C+S Lavra e que juntou mais de 20 coletividades de todo o país.

O Atlético fez ascender o estandarte poveiro à 3ª posição da geral e trouxe para casa 11 pódios individuais: Benjamins femininos – 1° lugar de Rafaela Santos no salto em comprimento; Benjamins masculinos – 3º lugar de Tomás Gonçalves; Infantis masculinos – 1º lugar de André Regufe; 3º lugar de Vítor Correia nos 1000m; 3º lugares de Duarte Lata e Carlos Carvalho no salto em Altura com a mesma marca; Iniciadas femininas – 2º lugar de Mariana Novo no salto em Altura; Iniciados Masculinos – 2º lugar de Ruben Oliveira no lançamento do peso; Juvenis femininas – 1º lugar de Adelaide Cadilhe no salto em Altura; Juvenis masculinos – 1º lugar de André Gomes no salto em Altura e o 2º lugar nos 200m.