O Radical Skate Clube e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim trazem este evento ao recém-inaugurado Skate Parque do município. Devidamente homologada pela Federação Portuguesa de Skate, esta prova é o Circuito Nacional da modalidade e define, no final das 4 etapas calendarizadas, os campeões nas categorias de iniciados, amadores e profissionais.

Com entrada livre, a competição inicia-se sábado com a abertura do recinto às 10h00. As inscrições na prova terão de ser feitas entre as 11h00 e as 12h00, altura em que começam os treinos amadores e organizados, que terminam às 14h00. É nesse momento que será dado o pontapé de saída para a competição, que durará até às 20h00.

No domingo, segundo dia de prova, o Skate Parque da Póvoa abre portas novamente às 10h00, com os treinos organizados a decorrerem das 12h00 até se iniciar a competição, às 15h00. Às 18h00 realiza-se a atividade “o Rei manda”, que antecede a entrega de prémios, meia hora depois. A etapa termina às 19h00 depois de atribuídos todos os troféus aos vencedores.

O Skate Challenge 2016 iniciou-se, com reconhecido sucesso, em junho na cidade de Viseu e depois de realizada esta segunda edição na Póvoa de Varzim, ainda passará por Loulé e Lisboa, em setembro e outubro respetivamente, para as etapas finais da competição.

O Radical Skate Clube pretende com estas 4 etapas dar ao skate nacional um cunho mais profissional e comercial, de modo a conquistar novo público por entre os mais jovens e recuperar público antigo que tenha perdido interesse por este desporto com o passar dos anos.