A primeira iniciativa, de participação passiva, foi a apresentação de uma peça de teatro “Mar por todos, todos pelo Mar”, focando o tema da importância da preservação dos oceanos como fontes de recursos naturais diversos e fundamentais ao desenvolvimento sustentável. O público-alvo são as crianças do 4º ano do ensino básico e a peça vai chegar a todos os agrupamentos de escola do concelho, já tendo estado em Aver-o-Mar, Beiriz e Rates. Para a semana, chega à cidade, sendo que os Agrupamentos de Escolas Flávio Gonçalves e Cego de Maio vão reunir-se, na segunda-feira, dia 30 de maio, no Auditório da Escola de Música.

A ABAE definiu como tema para o ano de 2016 “30 anos, 30 critérios, 1 objetivo”, pelo que todas as atividades devem, direta ou indiretamente, abordar o tópico. Estas atividades dividem-se em quatro grupos, de acordo com as suas categorias: Sensibilização Ambiental, Participação Ativa do Público, Participação Passiva do Público e Efeito Multiplicador.

O Município da Póvoa de Varzim escolheu, para cada um dos temas, as seguintes iniciativas:

Sensibilização Ambiental: Produção de uma Caderneta Ambiental com Cromos, onde figura um conjunto de 30 comportamentos ambientalmente sustentáveis, que se traduzem em 30 cromos autocolantes. Pretende-se convidar os participantes e o público-alvo a uma reflexão sobre os 30 anos de Bandeira Azul, passando pelos momentos mais marcantes relativamente à adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis.

Participação Ativa: 3 Atividades (oficinas/ateliês) diferentes, com uma duração de 60 minutos cada: “O nosso recurso: O Mar!”; “Operação Chorão”; “Conta e experimenta… Debaixo do chapéu-de-sol” – Atividades lúdico-educativas, com componente pedagógica e conteúdos de sensibilização ambiental – jogos e experiências científicas a realizar nas praias de Bandeira Azul. Nas atividades privilegia-se a componente educativa e não a competitiva.

Participação Passiva: Peça de Teatro (a realizar seis vezes) – Atividade – “Mar por todos, todos pelo Mar” – Para esta tipologia apresenta-se uma peça de teatro focando o tema da importância da preservação dos oceanos como fontes de recursos naturais diversos e fundamentais ao desenvolvimento sustentável. O público-alvo são as crianças do 4º ano do ensino básico.

Efeito Multiplicador: Atividade – O Nosso Recurso: O Mar! – Curso de formação dirigido a nadadores salvadores, com duração de duas horas, com o objetivo de adquirirem ferramentas para a dinamização de uma ação, a trabalhar, posteriormente, no local de trabalho. Esta formação inclui atividades experimentais práticas, adaptadas à faixa etária dos grupos, que alertem para a importância do respeito pelos ecossistemas marinhos, respeito esse que se deverá traduzir na adoção de comportamentos que levam à preservação das Praias e dos Oceanos.