“Terra à Terra”, um projecto de compostagem caseira, que visa promover a redução de resíduos orgânicos ao nível das habitações, e envolve os municípios da Póvoa de Varzim, de Espinho, de Gondomar, da Maia, de Matosinhos, do Porto, de Valongo e de Vila do Conde.

“Compostagem Caseira – Dê Vida a esta Ideia” é o mote da Lipor, que relembra que as inscrições para participar neste projecto, totalmente gratuito para o utilizador, continuam abertas, bastando aos interessados inscreverem-se junto do portal oficial ou do telefone 229 770 100.

Cada participante recebe um compostor, mediante a participação no Curso de Compostagem Caseira, que tem a duração de três horas e que elucida os participantes sobre como fazer compostagem correctamente.

Para participar, os interessados têm que reunir várias condições. Para além de terem mais de 18 anos, têm ainda de habitar numa casa com jardim. Em contrapartida, a Lipor oferece apoio técnico e ao domicílio, podendo também recolher os excedentes de composto não utilizados pelos participantes. Durante a duração do contrato, que é válido por um ano, a Lipor faz ainda visitas de acompanhamento que permitem avaliar o projecto e apoiar os participantes.

A compostagem caseira é um processo de fácil concretização, que permite uma redução média de cerca de 90kg/ano por compostor de resíduos sólidos. O produto final, o composto, pode depois ser utilizado como correctivo orgânico, o que permite devolver à terra a matéria orgânica dos resíduos e reduzir o impacto da utilização de adubos químicos nas culturas, solos e lençóis de água. A compostagem caseira contribui, assim, para a redução dos resíduos enviados para aterro, reduzindo a emissão de gases com efeito estufa.

A Lipor já distribui mais de 700 compostores pelos municípios aderentes. Na Póvoa de Varzim, a adesão à iniciativa foi bastante positiva, colocando mesmo o concelho em segundo lugar no que toca ao número de aderentes, logo atrás de Vila do Conde.  É, pois, razão para dizer que a Póvoa de Varzim é “Um concelho de Bom Ambiente”.