No dia 7 de fevereiro, a partir das 9h30, o Raid das Masseiras irá pôr à prova centenas de ciclistas em duas distâncias a escolher por cada um deles: 35 ou 49 quilómetros.

Até quinta-feira, 4 de fevereiro, é possível inscrever-se neste evento desportivo (custo de €15) enquadrado no conceito habitualmente designado por Maratona de BTT e naquilo que a Federação Portuguesa de Ciclismo define como um passeio, respeitando a regulamentação respetiva, bem como as regras do Código da Estrada. Não se trata de uma competição mas sim de um evento desportivo com fins de ócio, turísticos ou culturais, características que, de resto, definem esta variante do ciclismo.

Os percursos definem passagens junto aos campos de masseiras e outros trilhos do concelho, mostrando as paisagens e os melhores sítios para a prática de BTT. O kit de cada participante inclui um conjunto de acessórios e ofertas, entre as quais, meias, frontal, abastecimento, produtos hortícolas, febras no pão, lavagem de bicicleta, primeiros socorros e assistência médica, seguro de acidentes pessoais, balneários e assistência mecânica. A partida e chegada da competição será na rua da Pedrinha, na freguesia da Estela.

Esta é uma organização da Bikeservice que conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.