Esta mensagem de força e de prudência de Aires Pereira manteve-se ao longo dos últimos 8 meses, traduzindo-se numa postura de coerência por parte do Executivo Municipal e de entrega total de todos os restantes funcionários da autarquia.

Desde o início da pandemia, o Município da Póvoa de Varzim disponibilizou quase um milhão de euros diretamente à população poveira. A nossa atuação tem sido marcada por um acompanhamento contínuo da população poveira, por um trabalho em rede e de articulação diária com as autoridades de saúde e, ainda, por uma disponibilidade total em termos de apoio financeiro aos mais vulneráveis. Esta verba de apoio social direto, que ascende até hoje ao montante exato de 805 570,86 €, continuará a aumentar na medida da evolução das necessidades da nossa comunidade.

Veja, na fotogaleria abaixo, um resumo dos principais números referentes aos apoios sociais solicitados pelos poveiros e prestados pela Câmara Municipal até hoje.

Aos apoios sociais juntam-se, em simultâneo, outras medidas noutros setores de igual importância, como é o caso do fomento ao comércio e às pequenas e médias empresas. Para o Presidente da Câmara, a dinamização do comércio local nesta época festiva faz-se através da criação de pontos de atratividade na cidade e do incentivo à população para fazer uma escolha socialmente consciente de apoio aos comerciantes poveiros. “Os 130 000€ gastos na campanha de Natal não são mais nem menos do que gastamos em anos passados. Se decidisse não iluminar a cidade nesta altura e distribuir a verba utilizada na iluminação pelos empresários, daria um vale irrisório no valor de 47 euros a cada um, sendo que temos cerca de 2800 empresas na Póvoa de Varzim”, refere Aires Pereira.

Numa altura em que tudo indica que o Natal será necessariamente diferente do habitual, na Póvoa de Varzim tenta-se manter no ar o mesmo sentimento de sempre de união e solidariedade. A árvore de Natal não é um símbolo de fartura, pelo contrário, é símbolo de força e esperança. Afinal, os pinheiros são das poucas árvores que, mesmo durante tempos rigorosos, mantêm as folhas verdes… E é precisamente por isso que a nossa árvore de Natal, situada na Praça do Almada, vai continuar a servir o seu propósito enquanto ponto de interesse, alegria e união para todos os poveiros e os que visitam o nosso concelho durante esta época tão especial.