As duas sessões de 90 minutos cada, que decorreram às 10h30 e às 16h00, reuniram a participação de 30 jovens e foram dirigidas por técnicos do Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, catim, que tinham como principal objectivo sensibilizar os alunos para as carreiras profissionais ligadas à actividade empresarial de base industrial e tecnológica.
As sessões eram compostas por uma apresentação do projecto Pense Indústria, em que se insere esta iniciativa, por uma parte explicativa em que se abordava a indústria e uma parte final muito prática, com recurso a demonstrações ligadas ao desenho industrial, às energias renováveis e à higiene e segurança no trabalho. Este foi, sem dúvida, o momento mais participado. Os aparelhos portáteis de desenho a três dimensões, o pequeno robot programável e os painéis solares concentraram a atenção de todos e permitiram perceber melhor as suas potencialidades e utilização prática.
De acordo com Altino Rocha, formador do catim, a reacção dos jovens foi muito positiva, sendo estas sessões essenciais para que eles compreendam melhor um dos sectores de actividade que poderá vir a constituir uma excelente oportunidade profissional, no futuro.
A iniciativa que ontem decorreu na Casa da Juventude insere-se no projecto nacional Pense Indústria, promovido pelo Ministério da Economia e desenvolvido pela recet, Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal e pelo catim.
Nos últimos anos, a Indústria Portuguesa tem sido protagonista de um processo acelerado de modernização, fruto de investimento em equipamentos tecnologicamente avançados, melhoria da qualidade dos produtos e das empresas, e renovação gradual da qualificação dos recursos humanos – em especial com o aumento do número de quadros médios e superiores. No entanto, os resultados em termos de produtividade e competitividade da nossa Indústria são travados pela falta de mão de obra qualificada para a indústria, factor estruturante que impede a aceleração do processo inovador na indústria nacional.
Através do Pense Indústria, pretende-se colmatar, a médio e longo prazo, as dificuldades hoje sentidas na mobilização dos jovens para profissões industriais.