Esta surge no âmbito do Projeto “Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento”, promovido pelo Oceanário de Lisboa, com o objetivo de sensibilizar as crianças, jovens e população em geral do concelho para a proteção do património natural e para a alteração de comportamentos face ao meio ambiente.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, revelou que o Município da Póvoa de Varzim aceitou de braços abertos esta proposta do Oceanário de Lisboa.

Para o Vereador da Educação, este projeto é importante porque vai sensibilizar as crianças para o respeito pelo ambiente e para o conhecimento do meio ambiente, referindo que a nossa proximidade do mar torna as crianças mais recetivas.

Para além disso, terão oportunidade de ficar a saber, entre outras coisas, o que é um tubarão, como se tratam os pinguins, as lontras e as tartarugas no Oceanário, esclareceu, acrescentando que, cada vez mais, as crianças gostam de ter este tipo de animais, como é o caso da tartaruga que também se tornou um animal doméstico.

O autarca considera que “este conhecimento que é necessário ter do nosso mar e dos animais que nele vivem é uma sensibilização muito importante para as crianças. Vamos ter cerca de 700 crianças a visitar este Vaivém Oceanário”, informou.

O Vereador da Educação disse ainda que “esta escola ambulante do meio ambiente é importante não só para as crianças mas também para a população em geral que, durante o dia de sábado, poderá usufruir do facto deste Oceanário ter vindo até aqui, à zona mais central da Póvoa de Varzim”.

vaivém oceanário

O Vaivém Oceanário fica na nossa cidade até sábado, 20 de abril, sendo que nos dias 17, 18 e 19 está disponível para visitas de estudo para os alunos do ensino Pré-Escolar até ao 9º ano de escolaridade, e, no último dia, 20, estará aberto ao público em geral, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e as entradas são gratuitas.