Esta iniciativa consistiu na organização de uma recolha de lixo das praias feita pela comunidade educativa, de forma a despertar consciências relativamente à necessidade de preservar o meio ambiente, com particular enfoque nos ecossistemas marinho e costeiro.

Assim, a iniciativa decorreu no dia 29 de Abril, das 8h30 às 17h00, na Praia Verde, Praia dos Beijinhos, Praia Lada, Praia da Salgueira, Praia Redonda e Praia Azul. A iniciativa contou com a participação de cerca de 170 alunos e professores acompanhantes, divididos em turnos distintos, no período da manhã participaram o 8ºA, 8ºE e 9ºA da Escola Flávio Gonçalves; e no período da tarde, o 4º ano da Escola do Desterro e o 4º ano da Escola dos Sininhos.

Da ação de limpeza, que se revelou um sucesso, percebeu-se que o plástico, como seria de esperar, foi o resíduo com maior expressão.

O Município da Póvoa de Varzim colaborou nesta atividade, quer com o devido acompanhamento técnico e policial, quer na cedência de material de recolha e proteção, assim como procedeu à recolha do lixo no final.

Importa referir que, atendendo à situação pandémica atual, o Agrupamento solicitou parecer prévio à autoridade de saúde local para a realização desta ação.

A problemática ambiental é um desafio mundial atual, nesse sentido esta ação, com envolvimento da comunidade escolar, teve por objetivo sensibilizar a comunidade educativa para essa questão de vital importância para todos, esperando um efeito multiplicativo importante em toda a comunidade envolvente.