Da responsabilidade do Grupo SUMA, o Cidadómetro é um espaço itinerante que, apesar das pequenas dimensões, permite que os utilizadores desenvolvam várias actividades relacionados com a temática ambiental.

Para Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, que esteve presente na primeira visita da manhã, os concursos promovidos pela autarquia relacionados com a temática do ambiente e dirigidos ao público escolar, como o concurso Eco-Rotundas de Natal e Postais de Natal “fazem toda a diferença”. Para o Vereador é importante impulsionar a participação das crianças neste tipo de actividades, chamando a atenção para a importância de reduzir os resíduos sólidos urbanos e relembrando os conceitos de cidadania e de respeito pelos outros e pelo Meio Ambiente. O autarca apontou também a capacidade das crianças ensinarem e corrigirem os próprios pais no que respeita, por exemplo, à reciclagem, como um dos motores que impulsiona esta crescente aposta da autarquia na Educação Ambiental.

cidadometro_beiriz

O Cidadómetro está amanhã, dia 30, junto ao Metro da Póvoa para receber a visita dos alunos do Jardim-Escola “O Ribeiro”, que venceram o concurso “Postais de Natal”. Esta visita estava agendada para hoje, dia 29, mas foi adiada para amanhã devido a incompatibilidades com o horário dos alunos.

Uma visita à Lixoteca Itinerante é o prémio para os alunos do Centro Social e Paroquial de Bem Estar de São Pedro de Rates, que ficaram em 1º lugar no concurso Eco-Rotundas de Natal. A visita decorrerá a 6 de Fevereiro, sendo que a Lixoteca estará instalada junto da igreja.

As visitas a ambas as estruturas decorrem entre as 9h30 e as 16h30.

cidadometro_beiriz01

Eco-Rotundas de Natal e Postais de Natal são dois concursos promovidos pela autarquia que em 2007 voltaram a contar com a participação de da comunidade escolar. Fazendo uso de materiais reciclados e reutilizáveis, alunos de vários estabelecimentos de ensino foram desafiados a decorar rotundas da cidade com motivos natalícios – Concurso Eco-Rotundas de Natal – ou a elaborarem um postal – Concurso Postais de Natal.  Assim, até 6 de Janeiro deste ano, foi possível admirar seis rotundas enfeitadas das formas mais imaginativas e  apreciar os cerca de 40 postais expostos no átrio da Câmara Municipal.