Passar para o conteúdo principal

O Município fez um Voto de Louvor ao Encarregado do Serviço de Higiene e Limpeza, no seu horário noturno, Luís Magalhães, que durante 32 anos e 7 meses desempenhou exemplarmente as funções que lhe foram atribuídas e demonstrando sempre a máxima dedicação e zelo.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, “a sua dedicação ao serviço foi tal que, mesmo em situação de ocasional fragilidade física, sempre se apresentou ao trabalho, não se lhe conhecendo qualquer dia de baixa. Através de hábil ligação entre a hierarquia e os colaboradores que dirigia, maximizava a capacidade operacional de um serviço que, além de difícil, não raro tinha escassez de meios humanos”.

Na reunião de Câmara de ontem foi também votado um Voto de Pesar pelo falecimento do Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, José Maria da Cruz Pontes. Além da docência foi, inúmeras vezes, Congressista, Conferencista, Colaborador de Enciclopédias, Dicionários, Jornais e Revistas, e membro de Sociedades portuguesas e estrangeiras ligadas à investigação filosófica e, particularmente, à Filosofia Medieval. No “Póvoa de Varzim Boletim Cultural” deixou valiosa colaboração: “O Pescador Poveiro na Literatura do Mar” (em 1969); “Cartas Inéditas de Luís de Magalhães sobre a “Revista de Portugal”, de Eça de Queirós” (em 1995); “S. Basílio sobre os Clássicos, citado por Eça de Queirós” (igualmente em 1995); “Póvoa de Varzim na Historiografia Literária: Garrett, Eça, Camilo, Régio e Gomes de Amorim” (em 2007).

Com o desaparecimento do Professor Doutor Cruz Pontes, o país e a Póvoa de Varzim perdem um vulto cultural de referência.

Justino Novais de Matos Pereira é o Provedor do Idoso e entra em funções já a partir de janeiro. O anúncio foi feito pelo autarca ontem, na Reunião de Câmara. Os cidadãos de terceira idade e as instituições que os acolhem deverão reportar qualquer problema diretamente ao Provedor que, por sua vez, fará a ponte com a Câmara Municipal da Póvoa.

Aires Pereira deixou, ainda, um aviso à população: a tempestade Elsa irá agravar as condições meteorológicas hoje e amanhã, quinta-feira. O Presidente da Câmara fez questão de alertar os poveiros que estão previstos períodos de chuva forte e persistente e que, em caso de emergência, devem contactar os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, através do número 252 291 500, ou o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do número verde 800 272 625.

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.