Trata-se da mais antiga Clássica de Portugal, uma tradição não só na Póvoa de Varzim mas de todo o ciclismo nacional. A exemplo das edições anteriores, a competição irá reunir os melhores ciclistas nacionais, bem como as mais importantes equipas do País.

No total, os ciclistas vão percorrer 147 quilómetros, num percurso com partida agendada para as 11h00, na Avenida Vasco da Gama e chegada prevista para as 14h15, no mesmo local. A prova inclui sete subidas ao Monte de S. Félix e passagem por Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laúndos, Rates, Terroso e Amorim.

A organização, a cargo do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Associação de Ciclismo do Porto, espera a participação de 160 atletas para esta 21ª edição.