Trata-se de uma atividade constituída por um conjunto de provas de participação individual e coletiva com o objetivo de promover a prática do desporto por entre as coletividades do concelho.

A primeira prova em disputa será o Campeonato de Pares, que se disputa a 30 de outubro. Seguir-se-ão os Campeonatos Individuais (entre 06 e 27 de novembro), o Campeonato Inter-Associações (entre 19 de novembro e 10 de maio), o Torneio Aberto de Natal (11 de dezembro), a Taça da Póvoa de Varzim (18 de dezembro), o XIX Torneio Internacional (18 e 19 de março), o Encontro Concelhio (09 de abril), as Comemorações no dia 25 de abril, o Top 12 (07 de maio) e a Supertaça (12 de maio).

A 26ª edição do Plano de Desenvolvimento termina no dia 10 de junho, no Parque da Cidade, com a entrega de prémios e lembranças na Cerimónia de Encerramento.

Confira o Calendário Geral 2016/17.

A ACD Mariadeira procurará, nesta nova edição, repetir o triunfo coletivo da 25ª edição do Plano, a nível coletivo. De realçar o elevado volume de participação desta coletividade em 2015/16, com a presença de 81 atletas inscritos.

De destacar ainda, com uma palavra de carinho e incentivo, a segunda participação do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI) neste projeto.

Na conclusão da fase comemorativa da 25ª edição do programa, o Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa encontra-se atualmente no seu auge, com um envolvimento superior a meio milhar de agentes desportivos, em representação de dez instituições associativas.

A abrangência do programa é tal que a Autarquia atribuiu-lhe o estatuto de projeto âncora do processo de desenvolvimento desportivo municipal. A sua visibilidade e dinâmica levaram as instituições associativas e federativa a catalogar o mesmo como projeto de interesse coletivo. Este regista a maior movimentação desportiva da modalidade a nível nacional, apresentando nos quadros competitivos das suas diversas provas o maior volume de atletas e equipas (muito superior ao que regista a maior associação regional da modalidade).

Destaque especial para o ponto alto dos eventos que integram este projeto, o “Torneio Internacional de Ténis de Mesa”, que vai para a 19ª edição e que foi novamente considerado como prova de melhor qualidade a nível nacional. Integrará, na época desportiva 2016/17, o lote restrito dos torneios “Super Classe A” (apenas 2 a nível nacional nesta categoria).

O Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa surgiu em setembro de 1991, através do então denominado “Grupo de Apoio ao Desporto”, constituído pelos professores Dimas Pinto, Pedro Falé e Jorge Castro Lopes. Desde então, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim promove, com sucesso, a modalidade junto das associações, numa realidade sem paralelo a nível nacional.