“Excelente iniciativa”. É assim que o proprietário do restaurante Bodegão, Paulo Neves, descreve a iniciativa lançada pelo Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico. Na opinião do empresário “o sector da restauração deve saber aproveitar esta oportunidade oferecendo qualidade nos seus serviços, afinal, o comerciante tem que fazer a sua parte”.

Paulo Neves destaca a Rabanada à Poveira de todas as receitas que integraram os “Sabores Poveiros” em 2007. Esta sobremesa tem tanto êxito que, além do mês que lhe corresponde, Dezembro, o Bodegão tem a Rabanada todo o ano na sua ementa. Quanto aos restantes pratos, o empresário afirma que “todos tiveram sucesso, razão pela qual vamos continuar a colaborar com este projecto”. Na perspectiva do proprietário, esta é uma iniciativa que “quanto mais tempo estiver a decorrer, mais sucesso irá ter. “Prevejo que daqui a quatro ou cinco anos os “Sabores Poveiros” sejam conhecidos em todo o país”, antevê Paulo Neves.

O gerente do restaurante O Pátio, Paulo Oliveira, classifica esta campanha gastronómica de “interessante para o sector da restauração”. Este estabelecimento aderiu a todas as receitas, excepto à Francesinha à Poveira, e, na opinião do gerente, os Rojões e as Papas de Sarrabulho são as receitas que mais sucesso obtiveram junto dos clientes.

Quanto aos novos sabores que farão parte do projecto em 2008, Paulo Oliveira considera que a Caldeirada de Peixe será o que mais clientes vai trazer ao restaurante. No entanto, o gerente d’O Pátio afirma que “independentemente da receita, os ‘Sabores Poveiros’ são sempre uma mais-valia para os restaurantes. É um prato novo na ementa todos os meses e os clientes apreciam isso”.

O proprietário do restaurante O Cais, Eurico Ricardo, explica que no seu estabelecimento a receita de Polvo foi a que teve mais sucesso. Os Rojões e a Pescada à Poveira, o prato mais típico da Póvoa, também trouxeram muitos clientes a este restaurante aderente.

No que concerne este projecto, Eurico Ricardo afirma que “todas as iniciativas que tenham como objectivo promover o concelho e a sua gastronomia serão aceites por este estabelecimento”. O proprietário comenta que “se formos bem tratados e se nos sentirmos bem, com certeza que iremos voltar a esse sítio e os ‘Sabores Poveiros’ só vêm comprovar esta ideia. Com estas iniciativas e com a qualidade dos serviços os clientes voltam aos nossos restaurantes”.