A gastronomia é, cada vez mais, um produto turístico de relevante importância no contexto da oferta de uma região, facto aliás reconhecido no Plano Estratégico Nacional do Turismo. Consciente desta realidade, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem procurado envolver-se em projectos de promoção da gastronomia local e, simultaneamente, envolver os estabelecimentos de restauração. A Campanha «Sabores Poveiros», enquadrada no programa de animação global do concelho designado “ANIMAPÓVOA”, apoiado financeiramente pelo Turismo de Portugal, serve na plenitude estes propósitos.

vereador

No ano de 2007 foram já visíveis os resultados desta iniciativa, quer ao nível da adesão e satisfação dos clientes, quer no que se refere ao empenho dos profissionais dos 41 estabelecimentos envolvidos. A partir dos 14.000 cupões apresentados nos sorteios mensais dos “Sabores Poveiros”, os clientes transmitiram indicadores positivos sobre o projecto, os estabelecimentos e os pratos apresentados – 26,6 % de “Bom” e  67,9 % de “Muito Bom” – que reforçam o empenho na persecução desta iniciativa.

Com novas receitas, que abordam outras vertentes da oferta gastronómica local, novos aderentes (passam para 46 o número total de estabelecimentos) e novas iniciativas que passarão pela realização de acções fora dos espaços dos restaurantes, o ano de 2008 será de consolidação para os “Sabores Poveiros”.

Paralelamente a esta campanha, e sendo a Qualidade a linha orientadora de todas as acções para o sector da restauração, está a autarquia a investir também no desenvolvimento do concurso «Selo Municipal de Qualidade na Restauração». Este projecto será uma oportunidade de destacar no concelho um conjunto de estabelecimentos de restauração e bebidas que, pela qualidade geral dos serviços, sejam susceptíveis de serem recomendados e verificar o cumprimento das normas relativas às condições sanitárias e à segurança.

Da minha parte, resta-me renovar o compromisso assumido em 2007 e incentivar todos para que este projecto, em 2008, alcance números ainda mais expressivos.

Bom apetite!

O vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico