caldeirada

Caldeirada de Peixe

Ingredientes

– Peixes diversos segundo a disponibilidade (tamboril; congro; pata roxa; raia; lulas

– Batata

– Amêijoas com casca

– Cebola

– Tomate maduro

– Pimento vermelho

– Azeite

– Vinho branco maduro

– Salsa

– Sal

Confecção

Partem-se os peixes e dispõem-se as postas num alguidar. Tempera-se com um pouco de sal e deixa-se marinar durante 1h30/2h00.

No fundo do tacho colocam-se algumas amêijoas, para evitar que o cozinhado pegue, e dispõe-se a primeira camada da caldeirada começando por uma boa quantidade de cebola às rodelas, tomate também às rodelas, pimento às tiras, salsa e sal. Por cima colocam-se as batatas e finalmente os peixes. Continua-se sempre por esta ordem acabando-se com um camada de peixe e de cebola, tomate, pimento e salsa. Rega-se com um fio de azeite e um pouco de vinho branco. Coze em lume brando durante cerca de 15 minutos a partir do momento da fervura.

Receita do Restaurante Quebra Mar

arroz marisco

Arroz de Marisco

Ingredientes

– Arroz (100 gr. por pessoa)

– Calda de peixe e marisco (partes de peixe e marisco segundo a disponibilidade /cebola / azeite / alho / colorau / loureiro / salsa / sal / piri-piri)

– Marisco da costa (camarão; lavagante)

– Mexilhão

– Berbigão

– Amêijoa

– Delícias do mar

Confecção

Prepara-se a calda de peixe e marisco refogando a cebola e alho em azeite, acrescentando-se os condimentos indicados e a água necessária para cozer os bocados de peixe e marisco. Deixa-se ferver cerca de meia hora para engrossar e coa-se esta calda que é reservada para o arroz.

Num tacho com água e sal cozem-se os vários mariscos frescos(1), segundo a ordem de rigidez, sendo alguns descascados e preparados para decorar a travessa.

Num tacho coloca-se a quantidade da calda de peixe e marisco que for necessária para o arroz pretendido, e, quando levantar fervura, acrescenta-se o arroz. Compõe a travessa colocando os mariscos cozidos por cima do arroz.

(1) Se se utilizar marisco congelados, como berbigão, mexilhão, amêijoa, devem-se cozer congelados e crus, sendo colocados na calda antes do arroz e deixando somente que a calda recupere a fervura.

Receita do Restaurante Veroma

raia

Raia com Arroz de Grelos

Ingredientes
(para 2 pessoas)

– 1 raia de tamanho médio

– 150 gr. de arroz

– 500 gr. de grelos

– 1 cebola

– 10 ml. Azeite

– 2 limões

– 50 gr. sal

– 10 unidades de azeitonas

Confecção

Corta-se a raia em tiras médias e tempera-se com sal e limão deixando repousar um pouco. Para o arroz aloura-se a cebola picada em azeite, acrescenta-se água e sal e deixa-se ferver. Introduzem-se os grelos e o arroz e deixa-se cozer.

Entretanto fritam-se as tiras de raias depois de passadas por farinha e ovo.

Coloca-se a raia numa travessa decorada com limão cortado às rodelas e azeitonas. Numa caçarola serve-se o arroz.

Receita do restaurante Albatroz