A Póvoa de Varzim tem o privilégio de possuir uma enseada natural. Voltada para o oceano, vem de longe a importância da actividade piscatória assumindo-se, durante muito tempo, como a principal no concelho.

À semelhança do que ocorria em época passadas, o peixe fresco que hoje chega à Lota da Póvoa continua a ser distribuído pela região, sendo, naturalmente, integrado na dieta local.

Para além da cidade, o concelho da Póvoa de Varzim é constituído por mais 11 freguesias rurais. É grande a tradição no cultivo de produtos hortícolas, como a cenoura, a cebola o feijão, etc., havendo mesmo produtos conhecidos pela “batata da Póvoa” e a “penca da Póvoa”. São especialmente significativas as quantidades de legumes produzidos nos “Campos Masseira” (sistema de cultivo único, em plena zona de dunas). A agricultura tradicional de todo o concelho caracteriza-se pela exploração de pequenas e médias unidades familiares, auto-suficientes, com o dia a dia marcado pelos rituais próprios da actividade e da região.

Há muito que o objectivo de tornar a gastronomia uma vertente turística do concelho era idealizado pela autarquia. Aliando todos os factores acima referidos, a campanha “Sabores Poveiros”, lançada em 2007, tornou realidade este propósito: incentivar turistas a visitarem a Póvoa de Varzim, agora não só pela praia, pelo mar e pela beleza do concelho, mas pelas iguarias que, mês após mês, fazem parte das ementas dos restaurantes aderentes.

Os pratos que integram a campanha “Sabores Poveiros” foram seleccionados em função de três vectores: 1) recuperar as referências gastronómicas das famílias poveiras, quer do campo quer da cidade; 2) perpetuar os sabores associados a épocas do ano e festividades; 3) reflectir a adopção de novos conceitos introduzidos na restauração e que ficaram fortemente ligados à imagem da cidade. Alguns dos pratos que integram esta campanha têm uma expressão regional e nacional, mas sendo parte integrante do nosso património cultural são, igualmente, “Sabores Poveiros”.

Outra das iniciativas relacionadas com este projecto é o sorteio mensal de fins-de-semana em Pousadas de Portugal. Às quartas-feiras, logo após o primeiro fim-de-semana de cada mês, sempre às 16h00 no Posto de Turismo, são sorteados estes prémios que levam os clientes dos restaurantes aderentes a conhecer outras regiões do nosso país.

Em 2008 os “Sabores Poveiros” vão, certamente, reafirmar o sucesso do ano anterior. Com mais experiência, a organização, que cabe ao Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, e restaurantes aderentes esperam que a iniciativa reafirme o sucesso do ano anterior e incentive cada vez mais pessoas a visitar a Póvoa de Varzim pela sua deliciosa gastronomia.