Passar para o conteúdo principal
Data
29 de setembro
Horas
21h30
Local
Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal irá acolher a exposição “Colecionadores Poveiros”, que pretende dar a conhecer ao público algumas das maiores coleções poveiras e os méritos dos seus autores.

A primeira edição irá destacar Raúl Leitão, que desde bem cedo se interessou por colecionar tudo o que dizia respeito à nossa cidade, em especial, a sua bibliografia e medalhística. Mais tarde, reuniu uma interessante coleção de cartofilia e um significativo acervo de documentos e manuscritos de personalidades e autores poveiros.

A inauguração desta exposição terá lugar no dia 29 de setembro, às 21h30 com a presença do colecionador para uma pequena tertúlia que irá abordar o tipo de documentos adquiridos, onde é feita a sua compra, quanto é despendido anualmente nesta atividade, se é um hobby, uma paixão ou um negócio, como se trata e conserva a sua coleção, entre muitas outras perguntas numa sessão aberta ao público para dúvidas e questões.

Esta iniciativa pretende, igualmente, mostrar as diferenças entre o que é um arquivo e uma coleção. Um arquivo, de qualquer tipo, surge no decurso de uma atividade (pública ou privada) e é conservado a título de prova ou informação. Já uma coleção é um conjunto de documentos de arquivo reunidos artificialmente, por um indivíduo ou por uma instituição em função de qualquer característica comum, nomeadamente o modo de aquisição, o assunto, o suporte, a tipologia documental ou o colecionador.

Procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção: alterações ao trânsito e estacionamento

Nos dias 14 e 15 de agosto, e por causa da Procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção, o trânsito e estacionamento vai estar condicionado nos seguintes arruamentos: Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos, Rua da Caverneira, Rua da Boavista, Largo António Nobre, Rua António Graça e Rua Elias Garcia.

Consulte aqui os horários e respetivas alterações, para as quais o Município da Póvoa de Varzim solicita a maior das atenções e respeito para maior segurança de todos.

Reabertura do “Ar de Rock Laúndos” e Procissão de Velas: condicionamentos de trânsito

Em virtude da reabertura do “Ar de Rock Laúndos” e da Procissão de Velas inserida na Romaria a São Félix, encontra-se interdita a circulação de trânsito de todos os veículos – salvaguardando o acesso a moradores e à Estalagem de S. Félix – na Rua de S. Félix, a partir do cruzamento com a Rua Manuel Gonçalves Sá Eiras, na freguesia de Laúndos, nos dias 12, 19 e 26 de agosto, entre as 22h00 e as 3h00 do dia seguinte, e no dia 2 de setembro, entre as 21h00 e as 3h00 do dia seguinte.

Volta a Portugal em Bicicleta: alterações ao trânsito automóvel

No dia 12 de agosto, entre as 12h00 e as 15h00, irá proceder-se ao corte de trânsito nos seguintes arruamentos em virtude da 7.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta: Rua da Caverneira, Avenida dos Descobrimentos, Avenida dos Banhos, Avenida Vasco da Gama, Rua Gomes de Amorim (EN13).