“A instalação Estendal Comunitário é uma obra In Situ composta por quatro cordas que sustentam um conjunto de composições que, no seu todo, formam um estendal simbólico. Ao ser instalado no espaço que esteve ocupado entre 2023 e 2025, no Mercado Municipal pelo Manto Redondo, estabelece com este um contínuo metafórico com o trabalho das comunidades piscatórias da Póvoa de Varzim que se estendem do Mar à Terra sem interrupções ou fronteiras.

Cada estendal apresenta composições únicas que integram materiais reutilizados provenientes das artes da pesca e do quotidiano doméstico das comunidades piscatórias. Cada elemento funciona como indício da sua identidade, refletindo as tradições e o modo de vida das gentes do mar dando origem a um “organismo vivo” que é reconhecido de forma imediata pelo público.

A obra é uma celebração das estórias e dos objetos que definem a identidade comunitária, abordando, simultaneamente, questões de sustentabilidade e de preservação do património cultural material e imaterial”. Isabel Babo