O programa de animação está bem recheado e promete muita música, dança e boa comida. Assim sendo, no dia 19 de julho, às 18h00 será a abertura oficial das festas, com a atuação  de Concertinas, a Malhada de centeio e Merenda. às 20h00 atuam as “Fadas e Piratas” – Grupo de dança e às 20h30 serão servidas sardinhas. Para jantar terá de se inscrever na Junta de Freguesia até ao dia 17 de julho. O jantar fica a 10€ por pessoa, com:Caldo verde, sardinhas, batata, pimento, broa e azeitonas, vinho e limonada).

No final do jantar, às 22h30 volta a música com cantares ao desafio e, mais tarde, às 23h30 a animar o resto da noite estará o grupo, True Band.

No dia seguinte, dia 20, a festa começa logo às 11h00 e às 12h00 haverá uma degustação de petiscos. À tarde, a animação continua, às 16h00 com um teatro intitulado “A vida de Tomé de Sousa”. Depois do teatro, às 17h00 há a receção dos Ranchos do Festival de Folclore de Rates. Às 18h30 todos os presentes vão poder assistir a uma  Corrida de burros. O dia termina com um  Festival de Folclore, as 21h00.

No último dia das festas, dia 21 de julho, às 12h30 será servido um almoço comunitário, com  inscrição obrigatória até ao dia 17 de julho, na Junta de Freguesia. Servido pela Leicar e Escola Agrícola. Por pessoa o preço do almoço é 15€ e o menu é posta. No final do almoço, às 15h30, o S. Pedro vai até Rates, com o desfile e atuação do Grupo S. Pedrinho e a Pequenada. Às 16h30 haverá outra  Corrida de burros e às 17h00 a animação cultural está de volta, com a peça de teatro “  A vida de Tomé de Sousa”. Para o jantar há sopa,na compra de uma tijela alusiva ao evento, oferta de uma sopa à lavrador.

Para terminar estes três dias de festa e convívio, às 21h30 pode disfrutar de um espetáculo de Fado.