Passar para o conteúdo principal
Data
De 13 a 22 de setembro
Horas
17h00
Local
Vários Locais

De 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade com o objetivo de alertar para a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

Durante essa semana, o Município vai promover diversas iniciativas com vista a consciencializar a população, de todas as idades, para a importância dos efeitos que a escolha de um modo de transporte tem na qualidade do ambiente, incitando à deslocação em transportes públicos, de bicicleta ou a pé.

Para o público escolar, haverá ações de divulgação nas escolas (direcionadas ao 2º e 3º ciclos), e para a população sénior haverá caminhadas diárias.

No sábado, 21 de setembro, haverá uma Caminhada de Póvoa a Rates pelo caminho-de-ferro. Seguindo pela antiga linha de caminho-de-ferro, desde a estação do metro até S. Pedro de Rates, os caminhantes vão relembrar um velho trajeto e os novos usos que pode ter. Um desafio de pouco mais de 12 km de bela paisagem e de contacto com a natureza. Para mais informações, os interessados devem contactar o Serviço de Turismo ou o Museu Municipal.

A Semana Europeia da Mobilidade vai culminar com o Dia Europeu Sem Carros – domingo, 22 de setembro – e as seguintes atividades: uma Caminhada (6 km) em circuito urbano e um Passeio de Bicicleta (12 km) pelas ciclovias existentes. Quem quiser participar, deverá inscrever-se aqui.

As iniciativas terão início às 9h30, no Alto Martim Vaz,  junto ao bar Boogie, local onde irá decorrer, ao longo do dia, uma Feira da Mobilidade.

Neste dia, o trânsito estará interdito das 9h00 às 17h00 na Avenida dos Banhos, entre o cruzamento com a Avenida Mousinho de Albuquerque e a rotunda do Alto Martim Vaz, e não será permitido o estacionamento na mesma artéria das 6h00 às 17h00.

A sessão de lançamento da Semana Europeia da Mobilidade terá lugar a 13 de setembro, sexta-feira, às 17h00, na Câmara Municipal.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

No próximo dia 16 de novembro terão início os trabalhos da empreitada “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.