A Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém foi fundada no dia 27 de Julho 1982.

No entanto, é em 1966 que surge a primeira referência ao Académico de Belém, na sua variante futebolística, com a participação num torneio de juniores realizado no Estádio do Varzim.

Entre as várias atividades recreativas e desportivas que esta associação organizou e participou, focamos as mais significativas:

Desporto: Ténis de mesa; Atletismo e Futebol (esta foi a primeira atividade criada nesta associação);

Cultura, como por exemplo:

  • Cantar das Janeiras – todos os anos os componentes do Rancho de Belém percorrem a Giesteira, e não só, cantam as janeiras aos que gentilmente o recebem. É uma forma de revitalizar e preservar as tradições poveiras.
  • Queima do Judas – ao aproximar-se as festividades da Páscoa, e de forma a manter viva mais uma das Tradições Poveiras, o Rancho de Belém organiza a “Queima do Judas”, onde se lê o testamento e se queima o Judas.
  • Desfolhada – um dos costumes que foi desaparecendo com o tempo. Mas, teimosamente, o Académico de Belém vai mantendo vivo esse costume e realiza, anualmente, decorrendo na escola Primária da Giesteira.
  • Festas de S. Pedro – o S. Pedro não podia ser esquecido na Giesteira. No dia 28 de Junho a Rusga de Belém atua nos Bairros Norte, Sul e Matriz. No final, a Rusga de Belém, regressa ao seu Bairro para continuar a festa onde há um conjunto musical a animar. No dia 29, juntamente com as outras 5 rusgas, vai atuar no Campo do Varzim.
  • Rancho de Belém – o Rancho de Belém foi fundado em 1953 para participar com as suas danças e cantares num concurso de Ranchos Populares. Após a participação nesse concurso o rancho manteve-se em plena atividade até aos dias de hoje, percorrendo o país de norte a sul do país e no estrangeiro, nomeadamente França.

Contactos:

Presidente: António Giesteira

Rua Almeida Brandão, 649, Fração AQ | 4490-462 Giesteira Póvoa de Varzim

Telefone: +351 919 317 068

E-mail: adrabelem@live.com.ptantonio.giesteira@sapo.pt

RANCHO DE BELÉM

Rancho do lugar da Giesteira, de raiz rural e de tradições populares, fundado em 1953.

Após um pequeno interregno, ressurgiu em 1990 através da Associação Desportiva Recreativa Académico de Belém.

É constituído por 42 elementos, distribuídos por dançadores, tocata, coro, solistas, ensaiador e diretores. A tocata é composta por acordeões, violas, reco-reco, cavaquinho, bombo e ferrinhos.

Organiza o festival de folclore no mês de Agosto.

Contactos:

Responsável: Liliana Gomes

Associação Desportiva Recreativa Académico de Belém