O Rancho Folclórico das Lavradeira de Santa Maria de Terroso surgiu quando, na freguesia, se realizaram uns cortejos com o objectivo angariar fundos para a construção do Centro Social e Paroquial de Terroso
Um grupo de pessoas juntou-se para dançar e cantar e, encabeçados pelo Sr. Manuel Fernando Azevedo Moreira, actual presidente do Rancho, formalizou-se o agrupamento três anos depois, mais propriamente no dia 29 de Setembro de 1996.
Sendo Terroso uma freguesia essencialmente rural, apesar da proximidade com a Póvoa de Varzim, toda a sua actividade está centrada na agricultura, especialmente no que se refere ao cultivo de cereais como por exemplo: milho, trigo, aveia, cevada, centeio e linho.
Procurou-se saber, junto das pessoas mais idosas da freguesia, os usos e costumes da altura e, seguindo a tradição, este rancho apresenta-se com os seguintes trajes: jornaleiros, ceifeiros, carreteiros, de romaria, domingueiros, noivos, ricos e de trabalho. Houve também a preocupação de fazer a recolha de instrumentos de trabalho, sendo eles: roca, fuso, dobadoura, carrela, foucinhas, malho, empadeladouro, vassoura de gesta, joga, sarilho, vara, encinho e sedeiro.
É de realçar o interesse e o empenho dos jovens em não deixar cair em desuso tão ricas tradições.

Actividades: Folclore

Espaços: Cedidos