Foram concluídas, em dezembro de 2010, duas pequenas empreitadas na freguesia de Beiriz que consistiram na requalificação de arruamentos, nomeadamente, Rua dos Cubelos e Rua do Junqueiro.

Da obra da Rua dos Cubelos constaram trabalhos de movimento de terras, muros de contenção, pavimentações e demais trabalhos de construção civil inerentes à criação das condições exigíveis de circulação dos arruamentos. Com um investimento final de 86.236,57€, a autarquia pretendeu melhorar e facilitar a utilização rodoviária da rua.

Rua dos Cubelos

A Rua do Junqueiro também foi alvo de trabalhos de requalificação, neste caso de maior abrangência, que incluíram a execução de passeios, zona verde e zona de circulação automóvel. Nesta empreitada, um investimento de 306.809.44€, constaram trabalhos de reestruturação das redes de abastecimento de água potável e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, pavimentação e iluminação pública.

Apesar de se tratarem de obras pequenas, Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro das Obras Municipais, não pôde deixar de reconhecer a importância destas intervenções para Beiriz. O autarca lembrou que esta freguesia esteve entre as primeiras a usufruir da rede de saneamento, sendo que desde 2003 beneficia de canalizações para águas residuais e pluviais. Nesta altura foram reconstruídas inúmeras ruas e passeios, que melhoraram consideravelmente a estética dos locais intervencionados. No entanto, o município não descurou a necessidade de melhorar a circulação pedonal e rodoviária intervindo ao nível da pavimentação e iluminação no sentido de proporcionar mais qualidade de vida aos habitantes da freguesia.

Amadeu Matias, Presidente da Junta de Freguesia de Beiriz, mostrou-se bastante satisfeito com as intervenções executadas pelo município, considerando que a obra da Rua do Junqueiro foi sem dúvida uma mais-valia que “deu outra beleza à freguesia”. O responsável pela freguesia reconheceu que com a requalificação deste arruamento que incluiu a execução de passeios, zona verde, pavimentação da zona rodoviária e iluminação, os habitantes passaram a usufruir de um espaço muito agradável.

Rua do Junqueiro

A empreitada da Rua dos Cubelos, apesar de menor dimensão, também foi bastante vantajosa para Beiriz porque veio dotar a freguesia de melhores acessos, informou Amadeu Matias, acrescentando que neste caso tratava-se de um caminho estreito que não permitia a circulação automóvel, dificuldade agora ultrapassada com o alargamento e pavimentação da via.