O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim voltou a manifestar o seu orgulho por ver que “a grande maioria das PME Excelência estão sediadas no norte do país, tal como já tinha acontecido com a distinção das PME Líder”. Para Aires Pereira, o número conquistado no nosso concelho é animador pois demonstra que “os empresários poveiros são resilientes e inovadores, desempenhando um papel fundamental no aumento do dinamismo e economia do concelho da Póvoa de Varzim, especialmente importante em tempos de pandemia”.

A Câmara Municipal continuará a ser um elemento facilitador do investimento de caráter empresarial no concelho e a tomar medidas no sentido de mitigar as consequências negativas decorrentes da COVID-19, como por exemplo:

– Política fiscal favorável praticada pela autarquia poveira, desde logo pelo IMI a 0,3 (ou seja, no valor mais baixo permitido por lei) e pela sua redução para famílias com 1 ou mais de 2 dependentes;

– Não cobrança da derrama;

– Devolução de 1% do IRS (em que o Município deixa de receber mais de meio milhão de euros);

– Não aumento das tarifas da água, saneamento de águas residuais e da taxa de recursos hídricos;

– Suspensão do pagamento do estacionamento à superfície, até 31 de maio de 2021;

– Isenção de pagamento pela criação e/ou aumento da área de esplanadas;

– Alargamento do horário de abertura do comércio local e do Mercado Municipal durante o confinamento;

– Entrega gratuita de embalagens de refeições take-away aos estabelecimentos de restauração;

– Não cobrança aos concessionários de espaços municipais das taxas e preços mensais devidos pela concessão de locais de venda (lojas ou bancas), até 31 de maio de 2021;

– Criação do Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”, uma plataforma online à qual as empresas poveiras podem aderir gratuitamente e receber ações de formação sem qualquer custo, de forma a impulsionar a digitalização do tecido empresarial poveiro, em particular das pequenas e médias empresas, do comércio local e tradicional e do próprio Mercado Municipal;

– Desconto de 5% numa fatura da água com base no consumo doméstico de fevereiro (mês de lançamento da app “É Bom Comprar Aqui!”), o qual será automaticamente creditado após o momento da ativação da app por parte do munícipe ou da primeira utilização do cartão do Marketplace em loja física aderente;

– Criação do Centro Empresarial e Incubadora de Empresas, fixado no Centro de Coordenador de Transportes, e cujo espaço está ao serviço dos empresários do concelho, destinando-se exclusivamente ao apoio e desenvolvimento de empresas poveiras.

As 31 empresas poveiras “PME Excelência” 2020 são as seguintes:

6 Rest – Restauração, Lda.; A.C.O. – Materiais de Construção e Terraplanagens, Unipessoal Lda.; Ascensão e Ribeiro – Atividade Farmacêutica, Lda.; Augusto do Sérgio Empreendimentos Balneares Turísticos, Lda.; AXP – Restauração, Lda.; Brincoloiça – Armazém de Brinquedos e Loiças, Lda.; Clínica Médico-Dentária Orto M, Lda.; Construções Adelino Figueiredo, Lda.; Dentalmar Laboratório de Próteses Dentárias, Lda.; Domuspovoa – Mediação Imobiliária, Lda.; Empreendimentos Hoteleiros Norte Portugal, Lda.; Energie Est, Lda.; Esteves e Antunes & Cª, Lda.; F. M. I. R. – Fornecimento Materiais Isolamento, Lda.; Farolconde – Restaurante e Cervejaria, Lda.; Gruzim – Comércio de Máquinas Industriais, Lda.; Indústria de Madeira Irmãos Craveiro, Lda.; Joao Machado & Macedo, Lda.; Joaquim J. Nunes de Oliveira & Cª, S.A.; José, Adélio & Ofélia – Indústria de Confeções, Lda.; Machado Macedo Teixeira, Lda.; Moldartpóvoa – Fábrica de Molduras e Quadros da Póvoa de Varzim, Lda.; Multivista – Comércio de Óptica, Lda.; Mundo dos Frangos, Lda.; Pedro Ferreira & Ferreira, Investimentos e Exploração Hoteleira, Lda.; Pinha Mansa Confeções de Vestuário, Lda.; Sanipower, S.A.; Transportes – Vigonorte, Lda.; Trocado & Ferreira, Lda.; Vidraria da Póvoa, Lda.; Vieira Campos & Fernandes, Lda.