Lembramos que os seus resíduos podem estar infetados, contaminando não só a sua família e vizinhos como os trabalhadores do município que fazem a recolha. Por isso, pela sua saúde e de toda a comunidade, respeite rigorosamente estas regras:

Nas residências onde permaneçam pessoas contagiadas com o COVID-19 e/ou pessoas em isolamento por suspeição de contágio os resíduos devem ser colocados num saco de lixo resistente e descartável, evitando que o mesmo fique totalmente cheio (encher somente 2/3 da capacidade do saco); este saco deve ser fechado devidamente e guardado dentro de um outro saco de lixo resistente e descartável; por fim, o saco de lixo doméstico deve ser colocado no contentor do lixo comum mais próximo.

Nos restantes domicílios e estabelecimentos comerciais em funcionamento, proceder da forma habitual, assegurando a separação dos seus resíduos. No entanto, deve depositar as luvas, máscaras e lenços de papel usados no saco de LIXO COMUM e colocando-o, uma vez cheio, no contentor mais próximo.

Cuidados com o lixo

O que nunca deve fazer? Deixar os sacos de lixo no chão, na rua ou encostados aos contentores ou ecopontos e abandonar as luvas, máscaras e lenços de papel no chão, e sim fechados em sacos e depositados no lixo comum.

Para as áreas incluídas no serviço de recolha de lixo Porta à Porta, não havendo casos de contaminação proceder como habitualmente. Em caso de ser uma pessoa contaminada ou em vigilância ativa adotar o procedimento dos dois sacos e colocar no indiferenciado.

luvas

Por uma Comunidade mais Forte e mais Saudável. Obrigado.