No passado dia 11, o Vereador do Pelouro da Educação, Luís Diamantino, apresentou aos responsáveis das Escolas do Ensino Básico do concelho o catálogo das actividades pedagógicas preparado pelo Serviço Educativo da Biblioteca e um dossier do professor para ser distribuído aos professores de cada escola. Este dossier engloba todas as actividades desenvolvidas pelo Serviço Educativo da Biblioteca para os públicos infanto-juvenis em torno de seis áreas (História Local, Cidadania, Educação Ambiental, Marés de Leitura,  Histórias Contadas e Ateliers Artes & Ofícios). Para cada área são propostos diversos temas, que poderão ser dinamizados tanto na Biblioteca como nas Escolas, e que contam com a colaboração dos serviços educativos do  Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Divisão do Ambiente do Município, para além da colaboração de instituições locais e nacionais.

Promovendo a animação e dinamização da leitura, a Biblioteca coloca à disposição dos públicos escolares de todas as instituições educativas e IPSS do concelho um Serviço Educativo, que complementa as tradicionais actividades de programação Infanto-Juvenil, gerando assim dinâmicas culturais e educativas conducentes a uma melhor integração de conhecimentos e literacias.