Os Eco-Pinheiros são pinheiros de Natal feitos com recurso a materiais reutilizáveis e que, para além de um desafio à imaginação, serão um exemplo de boas práticas na recuperação e reutilização do que muitas vezes se considera lixo e já sem qualquer utilidade.

Organizado pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, o concurso Eco-Pinheiros está a decorrer junto de todas as instituições de ensino público e privado e instituições particulares de solidariedade social do concelho que, entre 16 de Dezembro e 6 de Janeiro vão expor, na Praça do Almada, os seus pinheiros decorados para a época natalícia e feitos exclusivamente com recurso a diversos resíduos reutilizáveis e recicláveis. Cada pinheiro pode ter, no máximo, 1,60 metros de altura e cada estabelecimento pode pôr a concurso dois modelos. O júri  vai depois seleccionar os três primeiros classificados tendo em conta na sua análise critérios como a imaginação e criatividade e o tipo e diversidade de materiais utilizados, bem como a forma como são utilizados e conjugados.

Ao primeiro classificado será atribuído um prémio no valor de 450 Euros em material didáctico, o segundo será distinguido com um valor de 250 Euros e o terceiro com 150 Euros, também em material didáctico.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal continua a pôr em prática uma estratégia de intervenção junto dos mais novos com o objectivo de criar e desenvolver hábitos de respeito e protecção do meio ambiente. Reduzir, reutilizar e reciclar é, pois, a regra a seguir.