A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, representou o concelho neste encontro que reuniu todos os Municípios integrantes do VOAHR, projeto criado pela Pista Mágica – Escola de Voluntariado, designadamente Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e, claro, Póvoa de Varzim. O projeto pretende aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através de ações de capacitação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente e profissional.

Neste I Encontro foi apresentado e discutido o Manual de Gestão de Voluntariado com Rick Lynch, coautor do Volunteer Management e ilustre referência do Voluntariado a nível internacional. Decorreu, ainda, uma sessão sobre as práticas das Estruturas Municipais de Voluntariado na qual os catorze investidores sociais do projeto debateram, num formato designado “prós e prós”, a dinamização do voluntariado a nível local e partilharam as suas realidades.

A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, apresentou os projetos locais e diferenciadores “Dá-te Férias” e “IN Póvoa – Praia para Todos“ para além de contextualizar o trabalho que vem sendo realizado por uma alargada rede de parceiros locais e dezenas de voluntários integrados na Bolsa Concelhia de Voluntariado.