Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Ambiente da Câmara Municipal, explicou que “a aquisição destes veículos tornou-se necessária para renovação da frota existente de modo a melhorar e rentabilizar o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos”. Este investimento vai de encontro à política desenvolvida pelo município em prol do bom ambiente e do lema “Cidade Limpa + Bonita”, acrescentou.

O autarca lembrou ainda que “o concelho da Póvoa de Varzim, fruto de um investimento pensado para o ambiente, tem vindo a desenvolver um conjunto de boas práticas com vista à redução e reutilização de resíduos às quais acresce agora a aquisição de viaturas para maior eficácia na recolha dos resíduos sólidos urbanos”.

Os equipamentos adquiridos são duas viaturas pesadas, uma com chassis de 19 toneladas, equipada com caixa de recolha de resíduos sólidos urbanos de 16,00 m3 de capacidade, e outra com chassis de 26 toneladas, com 22,00 m3 de capacidade e grua para elevação de contentores enterrados.

Ambas as viaturas são de chassis marca MAN, caixa de carga RosRoca, tendo o concurso de fornecimento sido adjudicado à empresa “Resitul, Lda”.

De acordo com as informações recolhidas na DASU o veículo de 22,00 m3 de capacidade, será utilizado na recolha de RSU nas freguesias e na cidade os contentores enterrados e o veículo de 16,00 m3 de capacidade será utilizado na recolha de RSU na cidade.

A produção de resíduos é um factor que está associado à vida quotidiana, pois quase todas as actividades do Homem produzem resíduos, sendo o seu volume e as suas características um reflexo das condições de vida das populações.