Identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, o Covid-19 é um vírus que se transmite de pessoa a pessoa. Pode causar infeções, estando as mesmas normalmente associadas ao sistema respiratório, apresentando sintomas semelhantes à gripe, que podem evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados – febre (acima de 37,5ºC), tosse e/ou dificuldade respiratória:

Sintomas Gerais

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria das pessoas infetadas recupera sem sequelas.

O Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus ou superfícies e objetos contaminados, através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo ou depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos. A lavagem das mãos tem um papel fundamental na prevenção e deve ser efetuada de acordo com as recomendações da DGS:

Lavagem das Mãos

Se apresentar os sintomas referidos anteriormente, tiver estado em contacto com uma pessoa infetada ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24). Após este contacto e validação da história clínica, os profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser testado para Covid-19. O tratamento para a infeção é dirigido aos sinais e sintomas que os doentes apresentam.

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

Recomendações Gerais

Se existir uma determinação de isolamento profilático pela Autoridade de Saúde deve ficar em casa com restrição social:

Recomendações durante o Período de Isolamento

Para mais informações sobre o Covid-19 consulte:

. sítio da Direção-Geral da Saúde;

. Medidas Excecionais de Resposta ao Covid-19

. sítio da Organização Mundial de Saúde

. as Perguntas Frequentes;

. as Últimas Informações;

. os Materiais de Divulgação;

Pode ainda acompanhar o evoluir da pandemia:

. em Portugal;

. no Mundo;

. E todos os Dados Oficiais atualizados;

E aceder à videogaleria com todos os conselhos e recomendações: