Os alunos, pertencentes aos agrupamentos Dr. Flávio Gonçalves, Campo Aberto, Rates e Cego do Maio, tiveram a oportunidade de assistir a demonstrações e de ter contacto com material militar. O objetivo deste projeto, que arrancou na ilha da Madeira e voou agora para a Póvoa de Varzim, é transmitir às crianças e jovens os valores da instituição militar e da cidadania e informar os mais crescidos – que possam estar a pensar no futuro – sobre a possibilidade de uma carreira na Marinha, Exército ou Força Aérea.

O dia começou em Paços de Ferreira, na Estação Radar nº 2, seguindo para a Póvoa de Varzim, para o Porto, onde as crianças puderam embarcar nos meios navais dos Fuzileiros. Pelo meio, militares deslocaram-se até à Escola Básica de Aver-o-Mar para uma palestra intitulada “Cidadania e Forças Armadas”. As atividades terminaram na Escola dos Serviços na presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. O edil sublinhou que, com o fim do serviço militar obrigatório, “é importante alertar os jovens para a importância das Forças Armadas e dar a conhecer as várias valências que delas fazem parte para que no futuro tenhamos um Exército sustentável e que corresponda às necessidades da população portuguesa”. O autarca considera importante o contacto real e não apenas virtual com a vida e, por isso, “nada melhor do que deixar os telemóveis guardados e, de facto, as crianças visitarem as instalações, conhecerem os militares, sentirem um pouco o que é estar nesta carreira”. Em Dia dos Namorados, Aires Pereira afirmou que as crianças demonstraram ter ficado enamoradas pela vida militar.

Quanto ao Almirante António Silva Ribeiro afirmou que o projeto “Alista-te por um dia” pretende, essencialmente, abrir as Forças Armadas à sociedade. Segundo o militar, o feedback por parte das crianças tem sido excelente.