Aires Pereira mostrou-se orgulhoso por ter a oportunidade de honrar as nossas tradições locais e dignificar o nosso património cultural, uma vez que “a Camisola Poveira é mais do que uma peça de vestuário. Temos que nos lembrar que muitos pescadores morreram com esta camisola vestida e, por isso, é importante respeitar a sua história e a sua memória”.

Foram muitos os poveiros que responderam ao apelo lançado pela Câmara Municipal, ao sair à rua com a Camisola Poveira vestida. O Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira, localizado no Centro Póvoa Empresas, abriu portas ao som do Rancho Folclórico Poveiro às várias pessoas que se mobilizaram para prestigiar a nossa história neste dia simbólico.

No centro deste novo espaço, que passará a estar aberto todos os dias da semana, figura um tapete de Beiriz especialmente produzido para a ocasião, inspirado na Camisola Poveira: “duas peças tradicionais juntas para exaltar o melhor do concelho”, referiu Aires Pereira. Após a inauguração, o Presidente da Câmara Municipal entregou os diplomas às 36 formandas que completaram com sucesso o 1º Curso Ocupacional de Tempos Livres.

Durante a cerimónia, Aires Pereira fez questão de dar a primeira Camisola Poveira produzida por cada uma das alunas, “para que estas possam mostrar com orgulho o fruto do seu trabalho e aprendizagem aos filhos e netos”.

Na assinatura do protocolo de cooperação entre o Município da Póvoa de Varzim e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), foram comunicadas outras excelentes notícias sobre a Camisola Poveira, pelo Diretor Luís Rocha: a primeira fase de certificação está aprovada e as primeiras duas cartas de artesã submetidas pelas formandas poveiras serão hoje avaliadas.

Este protocolo visa dar continuidade à formação e qualificação de artesãos e ganha mais força na sequência da elevada procura de vagas para as novas formações. As inscrições presenciais decorreram ontem, durante a manhã, e já perto de 40 pessoas manifestaram interesse em aprender a arte de fazer a Camisola Poveira.

O dia terminou no Cine-Teatro Garrett com a exibição do documentário “Camisola Poveira”, produzido por Mário Linhares (ONTEM – Histórias Contadas) e realizado pela 7AM Produção Audiovisual. A sala de espetáculos encheu para prestigiar a Camisola Poveira, uma peça que marca a história do nosso concelho há mais de 150 anos.