A apresentação deste projeto decorreu hoje, simbolicamente durante a Semana Europeia da Mobilidade, e contou com a presença dos Diretores de Agrupamento e Coordenadores do 1º ciclo que assistiram à apresentação do projeto pelos Vereadores da Mobilidade e do Ambiente, no Auditório Municipal.

Sílvia Costa explicou que esta é uma oportunidade de, através de um projeto aprovado e elegível para financiamento pelo Fundo Ambiental – ENEA, dotarmos um universo de 5 escolas básicas do concelho poveiro com pavimentos e sinalética de curtos circuitos cicláveis, que permitirão às turmas de 3.º ou 4.º ano aprender a andar de bicicleta em segurança e desenvolver princípios de cidadania ativa em grupo.

Luís Ramos aproveitou a sessão para recordar as várias medidas que têm sido implementadas de incentivo à mobilidade com modos suaves (a pé e de bicicleta) e pela sustentabilidade no Município da Póvoa de Varzim – a rede municipal de ciclovias que se estende ao longo de 30 km, a nova rede de transportes rodoviários, a reabilitação do Centro Coordenador de Transportes, a reabilitação do Bairro da Matriz, a limitação da velocidade para zonas 30 em todas as áreas escolares, os pontos de carregamento de veículos elétricos espalhados pela cidade e, ainda, a criação de vias estruturantes como a ampliação da via B.

O Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, também marcou presença na sessão e lançou o repto aos representantes das escolas para que colaborem com o Município na implementação deste projeto, de modo a fomentar junto dos mais novos a formação cívica e a importância de levarmos para o meio urbano aquilo que aprendemos na escola: andar de bicicleta em segurança.

O “É Bom Pedalar Aqui!”, pelo público-alvo sobre o qual visa atuar, terá grande impacto em termos de transformação de comportamentos em prol da preservação do meio ambiente, já que as crianças têm um efeito multiplicador importante na comunidade e interiorizam novos hábitos com muita facilidade.