A associação Leões da Lapa FC é, desde há muito, mais do que desporto e São Pedro, como os próprios sócios afirmam. Ao longo do ano, são várias as iniciativas por si organizadas ligadas à cultura, à solidariedade, à etnografia e à gastronomia. A revista ontem apresentada é reflexo dessa variedade. Escrita por José de Azevedo, que dispensa apresentações, “Esta Lapa que eu amo” incluiu música, folclore, quadros de usos e costumes e muito humor. Nem o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, escapou às brincadeiras e as tão famosas lombas da Marginal foram alvo de muitas gargalhadas. No final do espetáculo, o autarca, com muito fair-play, afirmou que “rirmo-nos de nós próprios e das coisas que nos acontecem é muito bom. Por isso, dou-vos os parabéns por terem trazido a este espetáculo um assunto que tanto tem dado que falar”. Ainda sobre as lombas, Aires Pereira confessou que passa por lá “todos os dias e acreditem que também não gosto. Mas a minha prioridade é a segurança das crianças, dos mais velhos e das pessoas com dificuldades de locomoção. Tenho números para apresentar acerca do antes e do depois das lombas”.

Lombas à parte, o Presidente da Câmara elogiou o empenho dos atores que se dedicaram à tarefa sem receber nada em troca, apenas a satisfação de honrar os Leões da Lapa. “Juntamente com outras associações poveiras, a Lapa faz com que o S. Pedro seja da e na Póvoa de Varzim. Santo António é em Lisboa, S. João é no Porto e o S. Pedro é aqui. A Câmara Municipal poderia despejar rios de dinheiro nas festas. Sem vocês, sem o cunho que as associações dão nada teria o mesmo impacto, a mesma alegria”.

Aires Pereira manifestou, ainda, a sua satisfação por assistir a este espetáculo no Cine-Teatro Garrett: “este espaço foi construído com o dinheiro de todos nós. Já passaram por aqui os melhores artistas da atualidade mas não é, de todo, um sítio para elites. É para ser utilizado pelos poveiros”.

Por último, o autarca deixou um agradecimento a José de Azevedo, um ilustre poveiro de 82 anos e que é “uma autêntica enciclopédia sobre a Póvoa de Varzim”.