No âmbito da cultura, o Executivo Municipal decidiu subsidiar em 71 mil euros cerca de cinco associações locais: a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim; a Associação Cultural Capela Marta; o Ethos, Pathos, Logos; o Octopus – Grupo de Investigação Cientifica e Animação Cultural e o Varazim Teatro. Em virtude deste setor ter sido severamente afetado pela pandemia, o valor será já alocado às associações na sua totalidade.

Só a nível desportivo, o valor atribuído será de 230 mil euros a nove associações poveiras que solicitaram apoio: Associação Desportiva e Cultural de Balasar; o Atlético Clube da Póvoa de Varzim; o Centro Desportivo e Cultural de Navais; o Centro Social Bonitos de Amorim; o Clube Desportivo da Póvoa; o Clube Naval Povoense; o Póvoa Andebol Clube; o Póvoa Futsal Clube e o Rangers da Póvoa Clube. Neste caso, 50% do apoio vai ser concedido até junho, altura em que haverá lugar a uma “avaliação da situação das associações para os restantes seis meses de 2021, em função da evolução da situação pandémica e do arranque das atividades e necessidades dos clubes poveiros”, referiu Aires Pereira. Assim, vai evitar-se qualquer tipo de corte ao valor que as mesmas iriam receber em condições normais.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esclareceu que este processo de atribuição de subsídios às associações poveiras não está ainda encerrado, uma vez que, à data de hoje, nem todas as associações dirigiram os seus pedidos ao Município.

Dando continuidade à forte aposta na educação no concelho, foi aprovado um investimento de 13 mil euros em equipamentos informáticos (cartões de dados, hotspots e webcams) para melhorar o acesso às aulas online pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Aver-o-Mar, Dr. Flávio Gonçalves, Campo Aberto, Cego do Maio e de Rates.