O festival está inserido no programa da Feira do Livro, que decorre entre 3 e 19 de Agosto, e conta com o apoio da Câmara Municipal.

Actuam o Grupo de Folclore Identidade Lusa, de Oliveira do Bairro, o Rancho Folclórico de Vimioso, o Rancho Folclórico “Os Malmequeres de Sorraia”, o Rancho Folclórico de Stº André de Sobrado e o Rancho Tricanas do Cidral, da Póvoa de Varzim, dando forma a um espectáculo, de quase duas horas, onde, através da dança, da música, dos cantares e dos trajes, se visitam várias regiões etnográficas.

Os ranchos chegam às 18h00 à sede da ACR Matriz, sita na Rua Dr. Flávio Gonçalves, local onde decorre também o jantar, às 19h30, antecedendo o festival.

O Rancho Tricanas do Cidral é o anfitrião desta festa. Tem já mais de 80 anos de história, mas foi através da Associação Cultural e Recreativa da Matriz que ganhou novo fôlego, em 1986, depois de várias anos inactivo. Do seu reportório constam marchas, viras, chulas, canções, fandangos, malhões e rapsódias.