Nesta emblemática prova de ciclismo, está prevista a participação de todo o pelotão profissional da Volta a Portugal e algumas equipas estrangeiras que já manifestaram intenção de participar, adiantou o Presidente da Câmara Municipal.

Foi aprovado o apoio de 10 mil euros à Confraria do Santíssimo Sacramento para a organização das cerimónias da Semana Santa (29 de março a 5 de abril). Aires Pereira transmitiu que “a Semana Santa, na Póvoa de Varzim, tem vindo a ter uma reputação cada vez maior não só sob o ponto de vista religioso, mas também sob o ponto de vista do turismo, sendo que começa a ser uma semana de muita procura, nomeadamente por espanhóis, na nossa hotelaria e restauração”.

Foi também aprovado um protocolo com a Federação Portuguesa de Caça para a cedência de um espaço em Rates para ocupação de uma loja com vista à instalação da Delegação Norte da Fencaça.

À margem desta reunião, o edil informou que o prazo de execução das obras da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição era de seis meses. Portanto, “se tudo correr com normalidade, tendo em conta tratar-se de um imóvel classificado e de interesse nacional, devemos ter a obra concluída no final de junho e início de julho”.

A este propósito Aires Pereira revelou que, “durante o mês de abril, iremos proceder à abertura do concurso para a ocupação dos espaços, designadamente: três espaços de uso global, sem qualquer vocação especial; espaços destinados a restaurante, bar e snack-bar; ocupações sazonais para os outros espaços, ou seja, explorações pontuais para eventos ou algo do género”. O Presidente da autarquia poveira manifestou que gostaria muito que a Fortaleza fosse um pólo de atratividade já este Verão.

Neste sentido, referiu-se à “estratégia que defini, desde cedo, como o Cine-Teatro Garrett, a Fortaleza e a Poveira, de todo um eixo dinamizador e que possa ser também impulsionador dos outros espaço comerciais que existem na cidade, uns fechados outros pouco dinamizados. Sou apologista de que a oferta gera procura e a Câmara tem aqui um papel de ir à frente e, de alguma forma, criar público para este tipo de situações”.

Assim sendo, Aires Pereira informou que “entre o dia 16 de junho e o final do ano, realizaram-se no Cine-Teatro Garrett mais de 50 espetáculos e passaram pela sala de espetáculos mais de 30 mil pessoas”. Continuou, “se o Garrett não existisse, aquela zona estaria sombria”.

Portanto, “depara-se um novo mercado a abrir-se de pessoas que começam a ter o hábito de vir até ao centro da cidade à noite à procura de um espetáculo, cinema, enfim, à procura de todo este dinamismo. A Fortaleza é o complemento para uma faixa etária mais jovem”.

Em relação à obra de requalificação da Rua José Malgueira, o Presidente esclareceu que “houve uma prorrogação do prazo de execução de 30 dias. Prevê-se que esteja concluída no final do mês de março. No próximo ano, iremos abrir o concurso para a Rua das Hortas e Rua Santos Minho, para as quais já está a ser elaborado o respetivo projeto. Queremos pedonalizar toda aquela zona. Devemos continuar a dar condições de residência às pessoas no centro da cidade”.