Na sequência desta nossa aposta, o Município promoveu a realização de uma Sessão de Esclarecimento sobre o “Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal”, no Centro Póvoa Empresas, na qual participaram cerca de 40 artesãs poveiras.

O reconhecimento do estatuto de artesão é feito através da atribuição de um título designado por “Carta de Artesão”, cuja candidatura é gratuita e válida por 1 ano, com possibilidade de renovação. A Carta do Artesão confere a quem faz do artesanato o seu trabalho a garantia de várias vantagens: beneficiar de apoios do Estado para o setor das Artes e Ofícios (por exemplo, apoios à modernização dos processos de fabrico ou medida de apoio excecional COVID 19 do IEFP), participar nas principais feiras de artesanato nacionais, aceder em condições vantajosas e de forma simplificada ao selo “Portugal Sou Eu” e a produtos certificados, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que os detentores de Carta de Artesão veem aumentado o reconhecimento público desta área de trabalho enquanto atividade profissional, também se ajuda a proteger a cultura portuguesa, na medida em que se preserva o património local e nacional, garantindo a qualidade dos nossos produtos e a sua diferenciação dos demais.

Como teve oportunidade de explicar Fernando Gaspar, Coordenador do Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), este processo está sob a responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cabendo ao CEARTE a instrução e avaliação técnica das candidaturas.

O Município da Póvoa de Varzim incentiva todas as artesãs poveiras a apresentarem candidatura à Carta de Artesão, sendo para isso necessário clicar aqui e seguir os passos indicados. Em caso de dúvida, basta contactar o endereço de e-mail gpao@cearte.pt ou, então, o Centro Póvoa Empresas (R. Dona Maria I, 4490-538 Póvoa de Varzim, 252090193).