O Pavilhão Municipal acolheu perto de 1300 pessoas entre familiares, técnicos e colegas de equipa, tal como tinha almejado o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, na edição de 2014. A primeira Gala Desportiva aconteceu no Garrett, espaço que se revelou pequeno para tantos talentos e pessoas que queriam compartilhar aquele momento com os atletas. O Pavilhão Municipal foi, por isso, o local escolhido para acolher o evento e dignificar todos aqueles que estão envolvidos no sucesso dos homenageados.

O brilho das luzes, um corredor de tapetes vermelhos, um palco imponente, apresentações multimédia, realçando o espírito vencedor dos poveiros, transformaram o Pavilhão Desportivo Municipal para receber em ambiente de Gala cinematográfica os homenageados e o público. Esmero foi a palavra de ordem na organização desta cerimónia, totalmente produzida pela Câmara Municipal. Tratou-se de um evento de características inéditas na Póvoa de Varzim, à medida dos feitos poveiros. Tudo preparado ao pormenor para que todos se sentissem felizes e orgulhosos.

Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Capoeira, Dança, Futebol, Futebol de Praia, Futevólei, Karaté, Pólo Aquático, Ténis de Praia, Tiro, Trampolins, Voleibol e, ainda, Desporto Escolar (Atividades Rítmicas Expressivas, Bodyboard, Boccia, Basquetebol e Natação): foram estas as modalidades distinguidas na passada sexta-feira.

Segundo Aires Pereira, “a razão de ser desta Gala é muito mais que a consagração do mérito desportivo. Começa por ser isto: a celebração das vitórias de hoje, entendidas como antecâmara de novas e maiores vitórias amanhã. Mas é, sobretudo, a afirmação pública de que este ideal permanente de superação não conduz apenas à vitória no desporto – conduz também à vitória na vida”.

Para o autarca, o desporto é o melhor barómetro da qualidade das políticas públicas e da qualidade de vida de uma comunidade. Homenagear 266 poveiros que se distinguiram em competições nacionais e internacionais é, assim, prova de que a Póvoa de Varzim é uma comunidade onde a atividade desportiva ocupa posição central, quer nas opções políticas da administração, quer sobretudo nas opções pessoais e familiares dos cidadãos e das suas organizações.

As famílias dos atletas não foram esquecidas pelo Presidente da Câmara Municipal que considera que a dedicação por elas proporcionada ilimitada e sem preço. Só com este apoio é possível que a Póvoa de Varzim tenha constantemente os holofotes virados para si. “Sim, que se um vencedor chama sempre a atenção, muitos vencedores, e em tantas e tão competitivas modalidades, só podem significar que na sua terra o desporto é uma realidade intensamente vivida e muito presente no quotidiano”, sublinhou o autarca.

“Que outra cidade, mesmo grande cidade, pode orgulhar-se de que nas suas escolas tem campeões de Rítmicas Expressivas, Basquetebol, Boccia, Bodyboard e Natação?

E que, no mundo da competição federada, tem vencedores, nacionais e internacionais, em modalidades tão diversas como o Atletismo, o Basquetebol, a Dança, o Futebol, o Futebol de Praia, o Karaté, o Polo Aquático, o FuteVólei, o Voleibol, a Capoeira, o Ciclismo, o Tiro, o Ténis de Praia, o Trampolim e a Natação?”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

De facto, os feitos desportivos dos poveiros são cada vez mais visíveis para Portugal e para o mundo. Bruno Torres e Adriano Niz consagraram-se Campeões Mundiais, uma proeza só conseguida até hoje por Rui Costa. No Futebol de Praia e na Natação, respetivamente, os dois atletas dedicaram as suas vidas ao desporto e a recompensa maior surgiu em 2015. Ambos lembraram os sacrifícios a nível pessoal e agradeceram às suas famílias a paciência e a compreensão pelo tempo que dispensam aos treinos e às competições.

Mas, se ao palco subiram mais de 266 atletas para receber o galardão e o diploma, as associações poveiras quiseram também retribuir a distinção e prestar homenagem ao Presidente da Câmara Municipal. Em representação de todas as associações e clubes poveiros, António Quilores afirmou que o autarca “foi sempre alguém que esteve disponível para ouvir, recebendo-nos, mas igualmente, para ir ao nosso encontro, visitando diretamente os nossos espaços e assim, de forma muito pessoal, compreendendo as nossas ideias, as nossas ambições, o nosso sonho – construir uma Póvoa melhor para todos. Desde cedo, soube compreender a importância das associações como esteio da coesão social, da formação das novas gerações, como tantas vezes sublinhou quando nos visitava. E sabe e reconhece publicamente, que o valor dessa ajuda, desse investimento é enorme. É um investimento direto nas populações, no seu envolvimento, na sua responsabilização pelas decisões e pelo futuro do concelho”.

A Gala Desportiva irá regressar em 2016. Até lá, bons treinos!