A prova, originalmente agendada para o passado dia 1 de março, promete renovada emoção para os praticantes da modalidade radical nas coletividades do concelho.

Realizado com o objetivo da promoção da prática desportiva sadia, em particular o ciclismo todo o terreno, o evento permite a participação de atletas de todas as idades, sejam estes federados ou não.

Até final da época de 2019/20, o PPBTT irá acolher mais três jornadas, a realizarem-se em Laúndos (22 de março), Estela (17 de maio) e, por fim, na Póvoa de Varzim (24 de maio), onde será consagrado o grande vencedor.

Um êxito desde a sua edição inaugural, em 2011, este evento desportivo é da responsabilidade do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.