O Presidente da Câmara esclareceu que “foi aprovada a alteração ao Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim para remessa para discussão pública para depois, em setembro, podermos ter a versão final e enviar para a Assembleia Municipal”.

Além disso, “abrimos, oficialmente, o processo de revisão do Plano Diretor Municipal, visto que os planos de última geração, obrigatoriamente, têm que ser revistos até 2021. Hoje, demos início a esse procedimento que, de alguma forma, irá receber todos os inputs das diversas alterações que temos em curso desde a alteração de Balasar, o E54, a alteração ao Plano de Urbanização. É um documento muito importante pelo qual o Município se vai reger nos próximos anos”.

O executivo aprovou a Minuta de Contrato-Programa a celebrar entre o Município da Póvoa de Varzim e A Filantrópica – Cooperativa de Cultura, CRL, destinado a titular o apoio municipal para a realização de obras de alteração do edifício que constitui a sua sede social. Sobre este apoio, no valor de 257 mil €, o Presidente referiu que “irá permitir a conclusão da recuperação daquele edifício que foi adulterado ao longo dos anos e que agora vai retomar a traça inicial, um projeto que a Câmara já tinha aprovado”. Acrescentou ainda que “A Filantrópica é, na cidade, uma associação relevante de cariz ligado exclusivamente à cultura e divulgação do nosso património”.

Foi também aprovado o apoio a um evento muito importante que se vai realizar na Póvoa de Varzim, de 26 a 29 de setembro: Encontro Nacional de Juventude, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Sobre o evento, Aires Pereira esclareceu que “o CNJ é o órgão que reúne cerca de mil jovens que em congresso definem as políticas da juventude para os próximos anos”.