No dia 28 de setembro de 2018, a Margarida teve um derrame cerebral extenso, a uma semana de fazer 13 anos. Foi sempre saudável, nunca havia estado doente e nada fazia adivinhar este desfecho.  Já passou um ano e continua num estado de dependência total, mas ainda não desistiu de ser feliz e de tentar melhorar. No entanto, precisa urgentemente de uma cadeira de banho com apoio cervical e suportes de tronco e de um cadeirão de posicionamento, para ter uma alternativa e não estar sempre confinada à cadeira de rodas ou na cama.

Alguns ginásios da nossa cidade – Sport Spirit, B Active, NFGYM e Mapadi – uniram-se a esta causa e, juntamente com a Varzim Lazer, deram o seu contributo para que a pedalada não parasse ao longo de quatro horas.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, fez questão de pedalar por esta causa e alertou para o facto de que “todos os dias somos convocados para inúmeros peditórios e muitas vezes não sabemos qual o destino desse dinheiro. Neste caso, temos um rosto, o da Margarida”. O edil agradeceu “às academias que se juntaram a nós e mobilizaram as pessoas porque quando as causas são justas e solidárias faz toda a diferença”.

Aires Pereira anunciou que foi possível angariar 6 mil euros e, neste sentido, “estão todos de parabéns”. Por fim, o autarca deixou uma palavra ao pai da Margarida dizendo-lhe que “não estás sozinho nesta caminhada, nós, a pé ou de bicicleta, seja de que modo for, estamos aqui para vos apoiar”.

O pai da Margarida fez questão de agradecer pessoalmente, “do fundo do coração”, a todos os envolvidos revelando que “a nossa vida mudou radicalmente há cerca de um ano e estes momentos fazem toda a diferença porque sentimos uma energia positiva”.