Perto de duas mil pessoas participaram na 4ª Gala do Desporto promovida pela Câmara Municipal. Num ambiente de festa e de vitória, foram galardoadas 485 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes de mais de duas dezenas de modalidades do nosso concelho (Desporto Escolar, Andebol, Artes Marciais, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Bodyboard, Ciclismo, Dança, Futebol, Futebol de Praia, Futevolei, Futsal, Ginástica Acrobática, Karaté, Natação, Pólo Aquático, Ténis de Praia, Tiro, Vela, Voleibol).

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por dar os Parabéns aos atletas, aos seus técnicos, aos clubes e às suas famílias, “no fundo, à família que é toda a comunidade que se reúne em torno de um projeto desportivo”. De um modo geral, felicitou “todos porque venceram o desafio que há um ano aqui lancei: o de serem em 2017, mais do que em 2016, tal como em 2016 foram mais do que em 2015 os atletas distinguidos nesta Gala”, acrescentando que o desafio continua de pé para no próximo ano sermos ainda mais, sempre mais.

Aires Pereira transmitiu que “crescer é, de facto, o nosso compromisso. Crescer em tudo, que não só no desporto. Mas, especificamente neste campo, crescer na prática desportiva a todos os níveis – e não só na vertente competitiva”.

O Presidente da Câmara reconheceu que “a Póvoa é conhecida em todo o país como um bom exemplo de massificação da prática desportiva, através das competições que, ao longo de todo o ano, mobilizam milhares de jovens. Ou seja: a Póvoa é, crescentemente, uma cidade do desporto. E será, também por esta via, uma cidade cada vez mais saudável, mais amiga das pessoas e da sua qualidade de vida. O nosso objetivo, também nesta matéria, é crescer: fazer que o desporto não apenas esteja ao alcance de todos, mas seja igualmente, e de facto, um hábito de todos, no quotidiano de todos”.

Para o autarca, “o desporto estará, cada vez mais, na identidade da Póvoa de Varzim. Falar da Póvoa de Varzim será, também, falar do desporto, associar o desporto à nossa “marca”, à nossa identidade”. E neste sentido, constatou que “já somos, de facto, a cidade que, no norte, reúne o mais vasto e tecnicamente mais qualificado conjunto de equipamentos desportivos: temos a 1ª (e a melhor, até há pouco tempo a única) Piscina Olímpica coberta; o melhor Campo de Tiro do País (e um dos melhores da Europa); o melhor Pavilhão Desportivo, com uma polivalência muito grande; o melhor Campo de Golfe da região; um excelente parque desportivo municipal, com vários campos relvados e pista de tartan; uma boa rede de pavilhões, que iremos aumentar (com o novo pavilhão da Eça de Queirós); estamos em vias de ter campos de futebol relvados em todas as freguesias e vamos converter a Praça de Touros num equipamento multiusos, também com a vertente desportiva”.

Assim sendo, o Presidente da Câmara transmitiu que “temos quantidade e qualidade: quantidade e qualidade de equipamentos, e sobretudo quantidade e qualidade da prática desportiva. Somos, portanto, na região, não apenas os campeões dos equipamentos desportivos, mas igualmente, e sobretudo, os campeões da prática desportiva”.

Aires Pereira terminou deixando uma palavra de agradecimento e de incentivo: agradecimento a todos aqueles que, no mais puro voluntariado e em total anonimato, nos nossos clubes e nas nossas associações tudo fazem, diariamente, para que crianças e jovens tenham oportunidade de praticar desporto. Esta é uma marca única do nosso concelho – o associativismo – o importante contributo que clubes e associações dão para a sociedade integradora e solidária que somos”.