Uma organização da turel, cooperativa de Turismo Religioso, com o apoio da Câmara Municipal, o Fórum vai reunir alguns dos mais conhecidos e prestigiados arquitectos na área dos edifícios religiosos, como é o caso de Alexandros Tombazis, o autor do projecto da Igreja da Santíssima Trindade, a ser construída no Santuário de Fátima, Luiz Cunha, autor do projecto da Cripta de São Bento da Porta Aberta e responsável pela recuperação da estátua do Cristo Rei, em Almada, Xavier Alonso, coordenador do Plano Director da catedral de Santiago de Compostela, ou Nuno Teotónio Pereira, arquitecto com uma vasta obra em várias áreas e autor da Igreja do sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, e da Igreja Paroquial de Almada. Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos, estará também presente neste Fórum de Arquitectura Religiosa.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Turismo, lembrou que esta é a primeira colaboração concreta entre a Câmara Municipal e a turel, no âmbito do protocolo assinado, no ano passado, entre as duas instituições com vista à promoção do turismo religioso na Póvoa. Perante a clara importância e dimensão do património religioso do concelho, do qual se destaca a Igreja Românica de São Pedro de Rates, com mais de 900 anos de existência, e a Igreja Matriz, actualmente a comemorar os seus 250 anos, o vereador afirmou que “ esta colaboração com a turel se insere na estratégia de promoção e divulgação turística que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, nos últimos anos”. Mas a realização deste Fórum pretende ir mais além, ambicionando fazer da Póvoa um centro de análise e discussão da arquitectura religiosa no espaço nacional, ibérico e mesmo internacional.

Forum turismo religioso 01

O Presidente da turel, revelou que o Fórum vai incidir sobre três aspectos fundamentais: “construção, manutenção e restauro do património religioso”. Para o Cónego Eduardo Melo, a arquitectura religiosa é muito importante, porque revela a alma de um povo”. “Mesmo os edifícios com menor valor arquitectónico constituem a expressão mais original do coração das gentes”, concluiu.

O Fórum de Arquitectura Religiosa vai decorrer nos dias 18 e 19 de Maio próximo, no Auditório Municipal e a participação está sujeita a inscrição prévia. Para consulta do programa, inscrições e obtenção de mais informações pode aceder aqui no Portal Municipal.